Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA suspeitam que Rússia usará armas nucleares em exercício militar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Joe Biden - Angela Weiss e Alexey Druzhinin/AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Joe Biden Imagem: Angela Weiss e Alexey Druzhinin/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/10/2022 07h54Atualizada em 18/10/2022 08h16

O governo dos Estados Unidos suspeita que a Rússia fará exercícios militares com suas forças nucleares em breve. Os países têm um tratado para o controle de armas nucleares que os obriga a avisar sobre eventuais exercícios.

As informações são da agência Reuters. Um dirigente militar dos EUA diz que o governo ainda não foi notificado. A Rússia não se pronunciou sobre o assunto.

Washington e Moscou controlam 90% dos arsenais atômicos do mundo.

O governo americano acredita que o lançamento de teste de mísseis russos acontecerá durante o chamado Grom (trovão, em russo), exercício anual das forças nucleares.

Durante o exercício militar, a Rússia simula o emprego de armas estratégicas, aquelas que visam ganhar guerras destruindo cidades e áreas industriais.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) espera que haja novamente o lançamento de pelo menos um míssil intercontinental, além do envolvimento de submarinos e bombardeiros.

Os exercícios nucleares da Rússia representam um desafio para os EUA e aliados —o presidente russo, Vladimir Putin, ameaça abertamente usar armas nucleares para defender o país durante a invasão à Ucrânia.

Segundo a Reuters, autoridades do Ocidente confiam em sua capacidade de discernir a diferença entre um exercício russo e qualquer movimento de Putin para cumprir as ameaças.

Em agosto deste ano, a Rússia suspendeu unilateralmente as inspeções dos Estados Unidos em suas instalações, previstas no tratado New Start, de controle de armas nucleares.

Na época, Moscou disse que continuaria a respeitar todos os limites do acordo, válido até 2026.