Mulher se defende de ursa com soco e sobrevive a ataque nos EUA
Uma mulher foi atacada na manhã de sábado (22) por uma ursa na cidade de Leavenworth, no condado de Chelan, nos EUA. De acordo com o canal de notícias KING, para se defender, ela socou o nariz do animal após cair no chão. A identidade e a idade da vítima não foram divulgadas.
Segundo o Departamento de Pesca e Vida Selvagem do estado de Washington, a vítima havia deixado seu cachorro sair para passear quando uma ursa negra adulta apareceu na porta de sua casa.
Em entrevista à emissora local, o biologista de vida selvagem Rich Beausoleil contou que o animal surpreendeu a vítima que, após ser derrubada, reagiu. "Se o urso te derrubar, sim, sua solução é lutar", disse. "Foi apenas instinto para ela. Ela apenas se virou e acertou [a ursa] bem no nariz."
Durante o ataque, a mulher sofreu ferimentos, sendo socorrida e levada para um hospital da região. Segundo comunicado liberado para a imprensa, o departamento disse que o animal foi localizado e abatido pouco tempo depois.
Além disso, dois filhotes, com aproximadamente 9 meses, foram capturados, avaliados e transportados para uma instalação de reabilitação de animais selvagens.
"Estamos extremamente gratos por a vítima estar bem e recebendo cuidados médicos", disse Mike Jewell, membro do departamento. "A segurança pública é nossa prioridade. Nossos oficiais e funcionários foram rápidos em se mobilizar para localizar o animal", finalizou.
A autoridade florestal de Washington ressalta que há apenas um registro de ataque fatal de urso negro a um humano no estado, ocorrido em 1974. Desde a década de 70, foram relatados outros 19 incidentes entre humanos e ursos negros com documentação de ferimentos.
Departamento explica como reagir ao encontrar um urso
O departamento instruiu a população sobre os procedimentos a serem adotados quando alguém se deparar com um urso.
Segundo a autoridade, os ursos geralmente evitam contato com humanos, mas são animais curiosos e podem caminhar em direção às pessoas. Nesse caso, o ideal é se identificar, levantar as mãos e acenar, além de manter a voz baixa. Depois disso, a pessoa deve se afastar, evitando contato visual direto, sem fugir do urso.
No caso da mulher atacada no sábado, Rich Beausoleil explicou porque ela não reagiu conforme o procedimento. "Ela não esperava [o ataque], então ela não conseguiu se impor, bater palmas, gritar com o urso ou acenar com os braços", disse. "Essas são as coisas que geralmente dizemos às pessoas para fazer."
A autoridade ambiental também recomenda que as pessoas tenham consigo e saibam usar um "bear spray", aerossol específico para impedir ataques de ursos agressivos, quando estiverem caminhando ou fazendo trilhas ao ar livre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.