Topo

Esse conteúdo é antigo

Coelho enorme age como cachorro e ganha fama na Holanda; veja fotos

Coelho-gigante-flamengo, chamado Guus tem 2 anos e meio  - Reprodução/Instagram
Coelho-gigante-flamengo, chamado Guus tem 2 anos e meio Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

25/11/2022 04h00

Um coelho-gigante-flamengo, chamado Guus, de 2 anos e meio e que pesa 22 quilos, ganhou fama em Amsterdã, na Holanda. Segundo sua tutora, Danielle, ele chama atenção não apenas pelo tamanho, mas por curiosamente agir como um cachorro.

O canal do YouTube "We Love Animals" compartilhou um vídeo do coelho gigante, mostrando que ele gosta de dar voltas no quarteirão na coleira, adora perseguir gatos, vai até à porta quando está pronto para sair e não gosta particularmente da comida que os outros coelhos gostam.

"O comportamento dele é muito parecido com o de um cachorro, o que foi algo inesperado. Ele sabe que a porta é para ir para o jardim e sempre pula para tentar abri-la. Coelhos adoram banana ou gostam de morango, mas o Guus tem medo de banana. Quando coloco um pedaço de banana na frente da boca, ele fica tipo cheirando e puxando para trás. É engraçado ver", contou Danielle.

Guus faz parte da maior raça de coelhos domésticos do mundo, que pode chegar a 15 quilos, mas há casos, como o do animal holandês, que este peso é ultrapassado.

Apesar do grande tamanho, Danielle garante que é muito fácil cuidar do Guus.

"Ele foi treinado para usar o penico em cerca de 2 a 3 semanas. Além disso, seu banheiro precisa ser limpo duas vezes por semana. Também escovamos os pelos e brincamos muito com ele. De resto, é só abraçar e curtir a companhia", disse.

Danielle contou um pouco mais sobre a rotina diária de Guus. "De manhã, quando abro a porta da sala, ele corre para sair. Ele pula e fica muito feliz. Depois disso, damos alguns abraços no sofá e depois ele come. Também durante o dia, ele adora pular ao meu lado no sofá. Uma boa massagem na cabeça ou carinho é algo que ele realmente gosta".

A tutora diz que as reações das pessoas e dos animais que o veem pela primeira vez são bem parecidas.

"Todo mundo que o vê pela primeira vez fica surpreso com seu tamanho e como ele é amigável. É fácil para crianças, adultos, mas também cães e gatos estarem perto dele. Ele tem uma personalidade tão boa. Ele é um coelhinho muito fofo com um grande coração e eu o amo muito", concluiu Danielle.