Abandonado, avião-navio usado na Guerra Fria vira ponto turístico na Rússia
Um mega-avião soviético utilizado na Guerra Fria se tornou um ponto turístico no mar da Rússia. Em 2020, o "Monstro do Mar" foi transportado por 14 horas em direção a um museu, mas imprevistos no trajeto fizeram com que ele fosse abandonado perto da costa de Derbent.
O ecranoplano MD-160 mistura estruturas de um avião com um navio e conseguia decolar durante condições climáticas extremas. Essa versatilidade o tornava capaz de realizar ataques relâmpagos a navios inimigos, contando com seis lançadores de mísseis guiados de até 100 km de alcance.
Além disso, oito motores a jato permitiam ao híbrido chegar a velocidades próximas de 550 km/h. O potencial do Monstro do Mar preocupou o inimigo, e a CIA, agência de espionagem dos EUA, chegou a investigá-lo na década de 80.
Com 75 metros de comprimento e 45 metros de uma asa a outra, o MD-160 é maior do que um Boeing 747. Contudo, só atingia uma altura de voo de nove metros. Por outro lado, os radares inimigos não conseguiam lhe detectar.
Embora planejasse expandir a frota para oito aeronaves híbridas, a União Soviética interrompeu o projeto quando ela começou a ruir no início dos anos 1990.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.