Topo

Esse conteúdo é antigo

China faz exercícios militares com a Rússia sobre o Mar do Japão

Jato militar russo durante exercício com forças chinesas, realizado sobre Mar do Japão - Telegram/Ministério da Defesa da Rússia
Jato militar russo durante exercício com forças chinesas, realizado sobre Mar do Japão Imagem: Telegram/Ministério da Defesa da Rússia

Do UOL*, em São Paulo

30/11/2022 11h20

Aviões de guerra estratégicos russos e chineses conduziram patrulhas conjuntas sobre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental, informou o Ministério da Defesa da Rússia hoje.

A pasta disse ainda que as aeronaves russas e chinesas "agiram estritamente de acordo com as disposições da lei internacional" e que o exercício não foi "direcionado a nenhum país terceiro"

Foi a primeira vez que aviões militares da Rússia e da China pousaram nos aeródromos um do outro como parte de uma patrulha aérea conjunta, disse o ministério.

Entre os caças utilizados, estão bombardeiros de longo alcance Tupolev-95, conhecidos como "Bear" nos Estados Unidos, datados da União Soviética, e o Xian-6k, um caça chinês desenvolvido também a partir de tecnologia soviética.

Os militares da Coreia do Sul disseram anteriormente que mobilizaram caças quando dois aviões de guerra chineses e seis russos entraram em sua zona de defesa aérea.

O relato foi endossado pela Rússia, que afirmou que "em certos estágios da rota, os porta-mísseis estratégicos foram acompanhados por caças de países estrangeiros".

*Com informações da Reuters