R$ 43 milhões: Cocos cheios com 300 kg de drogas são apreendidos no México
Autoridades do México apreenderam quase 300 quilos de fentanil escondidos dentro de cocos que tinham como destino os Estados Unidos. A carga, descoberta por autoridades do estado de Sonora, no noroeste do México, está avaliada em R$ 43 milhões.
O fentanil, um tipo de opioide, é usado em anestesia, mas também como droga recreativa ilegal e tornou-se um problema sério para os EUA. Funcionários do gabinete da procuradoria-geral apreenderam os cocos recheados com drogas em um caminhão que seguia por uma estrada em Puerto Libertad e os abriram para revelar a substância ilícita.
Segundo apurou o jornal britânico Daily Mail, os cocos foram cortados ao meio e colados novamente após serem enchidos com sacos de comprimidos. Os oficiais também prenderam duas pessoas dentro do caminhão com destino aos EUA. Eles planejavam cruzar a fronteira de Sonora.
O fentanil é um analgésico opioide forte usado para tratar dores intensas e geralmente está disponível apenas mediante receita médica. Ele pode ser 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais potente que a morfina.
É usado em conjunto com outras drogas para anestesia, mas também é usado ilicitamente como droga recreativa.
O uso de opioides como o fentanil atormenta os EUA há décadas. Houve um recorde de 69 mil mortes por analgésicos poderosos somente em 2020 - um número que subiu para um novo recorde de mais de 75 mil em 2021.
A crise dos opioides, que vem aumentando há décadas, atingiu seu ápice durante a pandemia, quando bloqueios e fechamentos de hospitais deixaram as pessoas particularmente vulneráveis ao vício.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.