Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Carregadores de aeroporto flagrados arremessando malas são demitidos

Três carregadores são gravados arremessando malas dos passageiros com violência - Reprodução/TikTok
Três carregadores são gravados arremessando malas dos passageiros com violência Imagem: Reprodução/TikTok

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/12/2022 12h39

Três carregadores foram suspensos após serem flagrados arremessando bagagens de passageiros de um voo da companhia aérea Qantas. O episódio aconteceu no aeroporto de Melbourne, na Austrália.

A cena foi gravada no local onde as bagagens são armazenadas. As imagens foram compartilhadas na plataforma TikTok, na sexta-feira (2) e alcançaram ampla repercussão.

Os gestores da Qantas e da empresa terceirizada Swissport, para a qual os carregadores prestavam serviço, tomaram conhecimento do caso e anunciaram que os trabalhadores envolvidos foram demitidos.

No vídeo, um trio de funcionários aparece lançando as malas numa esteira com violência, sem levar em conta o risco de danificar os objetos dos viajantes. Em determinado momento, eles também aparecem rindo, como se arremessar malas com força bruta fosse uma brincadeira.

A companhia aérea australiana e a Swissport iniciaram uma investigação interna sobre a conduta dos homens.

"O comportamento neste vídeo claramente não é aceitável, e nosso agente de serviços de solo contratado está conduzindo uma investigação urgente", declarou um porta-voz da Qantas ao jornal inglês The Guardian.

A Swissport também se manifestou e reforçou que o comportamento de seus colaboradores é frequentemente avaliado, a fim de garantir a qualidade do serviço. Após o incidente, os trabalhadores flagrados na gravação foram severamente punidos, informou a agência.

"Treinamos e gerenciamos todos os funcionários para lidar com os bens dos clientes com cuidado e diligência. As ações da equipe no vídeo parecem ter infringido esses padrões de nível de serviço. Como resultado, a equipe em questão foi dispensada enquanto ocorre uma investigação", explicou um porta-voz da empresa em comunicado.

O CEO da Swissport, Brad Moore, ainda declarou à imprensa australiana: "Os comportamentos no vídeo decepcionaram a todos nós. Comportamento desrespeitoso com a bagagem e objetos pessoais de nossos clientes não será tolerado e resultará em ação disciplinar séria".

Nas redes sociais, muitas pessoas repudiaram a atitude dos carregadores e o desrespeito com os clientes.

"Só pode estar brincando comigo! Aposto que eles ficariam furiosos se alguém tratasse as coisas deles dessa maneira", escreveu um usuário. Já outro criticou: "Eles estão errados em tantos níveis, esses homens precisam ser responsabilizados".