Topo

Esse conteúdo é antigo

Gato acha cabeça de jacaré no quintal e leva de 'presente' para os donos

Cabeça de jacaré foi encontrada no quintal de uma casa em Wisconsin, nos EUA  - Reprodução/Fox6Now
Cabeça de jacaré foi encontrada no quintal de uma casa em Wisconsin, nos EUA Imagem: Reprodução/Fox6Now

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/12/2022 04h00

Um gato preto surpreendeu seus donos ao levar um objeto incomum para dentro de casa. Ao invés de uma presa ou brinquedo, o animal encontrou uma cabeça inteira de jacaré, que estava no quintal da propriedade.

O episódio aconteceu no domingo (27), no condado de Waukesha, em Wisconsin (EUA).

Em entrevista à FOX, Wendy Wiesehuegel, a dona da casa, confirmou que a descoberta foi feita pelo gatinho Burnt Toast ("torrada queimada", em tradução livre), no quintal.

Segundo a mulher, o animal entrou na residência arrastando os restos mortais do jacaré como se fosse um troféu. "Ele estava muito orgulhoso de si mesmo", disse a proprietária.

Wendy contou que havia observado, de longe, que Burnt Toast estava brincando e puxando um objeto estranho e difícil de identificar. Como sua casa fica à beira do lago Keesus, ela acreditou que o felino tivesse capturado um peixe grande.

Ao se aproximar do local, ela percebeu que o gato, na verdade, havia encontrado a cabeça de um jacaré morto.

"Eu me abaixei e pensei: 'Isso não é um peixe. Isso é um jacaré'", recordou.

As imagens feitas por Wendy mostram detalhes da cabeça do réptil, destacando seus dentes intactos.

"Fiquei meio empolgada no começo porque é uma situação que raramente acontece por aqui", disse Wendy que posteriormente buscou ajuda do diretor de conservação do Departamento de Recursos Naturais, Tim Aspenson, para verificar se era, de fato, um crânio de jacaré.

O especialista afirmou que um biólogo da vida selvagem precisaria confirmar sua autenticidade, mas acredita que não era uma cabeça decorativa, daquelas bastante apreciadas por caçadores. Para ele, o membro pertencia ao cadáver de um animal real, que provavelmente teria um metro de comprimento.

Nos EUA, a maioria dos jacarés habitam os pântanos dos estados do Sul. Como na região de Wisconsin não há muitos deles, Aspenson suspeita que poderia ter sido um animal de estimação que escapou ou foi solto. No entanto, ele também não encontrou pistas que indiquem a causa da morte do animal e como a cabeça chegou ao alcance de Burnt Toast.

Por coincidência, Wendy Wiesehuegel lembrou-se de ter visto o que pensou ser um jacaré alguns dias antes, enquanto estava fazendo um passeio no lago com seu cunhado.

"Ele apenas riu e eu fiquei tipo, 'provavelmente não é um [jacaré]', e nós descartamos essa hipótese. Agora, isso apareceu."

Mesmo assim, Wendy vê a descoberta como um sinal de alerta, pois a possível presença de répteis no lago Keesus pode ameaçar a segurança de banhistas e moradores locais, especialmente no verão. Para ela, essa não será a primeira e nem a última aparição desses répteis na região.