Britânico pesca bagre gigante e raro de 200 kg: 'teste de resistência'
Um britânico de 36 anos, chamado Dean McEwan, engenheiro em plataformas de petróleo, estava fazendo turismo na Tailândia quando pescou um peixe bagre de 30 stones, o equivalente a quase 200 quilos (190,5 kg).
O animal é um peixe-gato-gigante, da espécie Pangasianodon gigas, também chamado de bagre-gigante. Ele é típico do Rio Mekong, que atravessa o Sudeste Asiático, e está em perigo de extinção. Em 2003, a espécie foi listada como "criticamente ameaçada" pela World Conservation Union.
Depois de lutar durante 1h30 para fisgar e capturar o bagre, McEwan tirou uma típica foto de pescador ostentando seu feito e logo devolveu o animal para a água. "Foi realmente um teste de resistência", disse o engenheiro à agência de notícias BNPS.
De acordo com o Guinness Book, os bagres-gigantes do Rio Mekong são os maiores peixes de água doce do mundo. O recorde, até o momento, é o de um peixe de 293 quilos, pescado na Tailândia em 2005.
O bagre-gigante foi pescado por Dean MacEwan no Palm Tree Lagoon, localizado na cidade de Ratchaburi. Três homens se uniram para ajudá-lo na empreitada. Eles lançaram uma grande rede para que um dos maiores peixes já capturados no mundo pudesse ser medido.
MacEwan também contou à BNPS que a pesca ocorreu por volta de meio-dia do horário local. Fazia bastante calor e ele tirou os olhos da boia por alguns segundos quando ouviu o som da linha saindo do carretel de sua vara. Rapidamente ele levantou a haste, inclinou seu corpo, e em pouco tempo soube que estava na luta por um peixe bem grande.
"Eu capturei alguns bagres antes, então eu já sabia no que estava me metendo. Não tem realmente nada que você possa fazer com esses peixes, a não ser retirar a linha sempre que tiver uma chance, principalmente quando o peixe muda de direção", explicou.
O responsável pela pescaria Palm Tree Lagoon, Tim Webb, expatriado britânico, afirmou que "este é o maior bagre do lago e provavelmente da Tailândia". Disse ainda que "é definitivamente o maior peixe-gato pescado por um britânico". Porém, não há um registro oficial que comprove.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.