Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil concorda com indicação de Nicolás Maduro para embaixador venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, beija a bandeira venezuelana durante evento em Caracas - 27.jul.2017 - Carlos Garcias Rawlins/Reuters
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, beija a bandeira venezuelana durante evento em Caracas
Imagem: 27.jul.2017 - Carlos Garcias Rawlins/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/01/2023 21h32Atualizada em 23/01/2023 21h49

O governo brasileiro concedeu hoje o agrément a Manuel Vicente Vadell Aquino, indicado como embaixador da Venezuela no Brasil.

O agrément é o documento diplomático que indica concordância do governador anfitrião —neste caso, o presidente Lula (PT)— com a nomeação —feita pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O anúncio foi realizado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ele integra a equipe que viaja com Lula a Argentina.

Embora Maduro tenha cancelado o encontro que teria com Lula, em Buenos Aires, Vieira manteve a sua reunião com o chanceler venezuelano, Yvan Gil.

Cancelamento de viagem à Argentina

Em comunicado reproduzido pelo jornal "La Nación", o governo venezuelano justificou o cancelamento da viagem —e, consequentemente, o encontro com Lula— devido a "um plano de direita neofascista" para atacar Maduro.

Pretendem dar um espetáculo deplorável, para abalar os efeitos positivos de um evento regional tão importante, e assim contribuir para a campanha de descrédito --já mal sucedida-- que vem sendo lançada contra nosso país desde o Império Norte-Americano (sic).
Governo de Nicolás Maduro

Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, o governo de Maduro, porém, ainda tenta viabilizar um encontro virtual entre os dois chefes de Estado.

O UOL apurou que Lula abordaria no encontro a retomada do diálogo com a Venezuela em nível presidencial e os temas a serem discutidos pelos países na Celac (Cúpula de Estados Latino-americanos e Caribenhos).