Topo

Esse conteúdo é antigo

Repórter corre ao vivo e salva criança durante terremoto na Turquia; veja

Do UOL, em São Paulo

06/02/2023 09h18Atualizada em 06/02/2023 12h38

O repórter Yüksel Akalan, do canal A Haber, está acompanhando os estragos causados pelo terremoto de magnitude 7,8 na Turquia e na Síria.

Transmitindo ao vivo de Malatya, no sudeste turco, ele teve que correr para escapar de um desabamento, e ajudou a salvar uma criança durante o segundo tremor que aconteceu nesta manhã.

Colega de Akalan chorou ao vivo. Esra Arpa, outra jornalista do canal que acompanhava o repórter, deu seu testemunho e não conteve as lágrimas. "Foi muito difícil, estávamos indo para o hotel e seguiríamos a transmissão de lá. Mas houve um abalo secundário, e, de repente, estávamos na zona do terremoto", contou.

Do nada, estávamos no meio dos escombros e nuvens de poeira. Foi um momento de horror.
Esra Arpa, ao canal A Haber

De acordo com a emissora, os dois já estão em um local seguro. "Conseguimos sair de lá com a coragem de Yüksel Akalan. Se não fosse pela coragem dele, talvez estivéssemos em uma situação diferente", reportou Arpa.

Tremores foram sentidos em vários países. Chipre, Líbano e Iraque também foram afetados pelo terremoto. De acordo com o serviço geológico dinamarquês, o sismo pôde ser sentido até na Groenlândia, a milhares de quilômetros do epicentro.

O primeiro sismo aconteceu por volta das 4h no horário local (22h de ontem, no horário de Brasília), na região entre as cidades turcas de Gaziantepe e Kahramanmaras. Por volta das 8h, outro terremoto foi detectado no sudeste da Turquia, este de magnitude 7,5.

Cenário de destruição

Mais de mil prédios desabaram completamente, disse o vice-presidente turco Fuat Oktay. O gás foi cortado em toda a área, devido a tremores secundários e temores de explosões.

Pelo menos três dos aeroportos da área afetada foram fechados em três das cidades mais atingidas: Hatay, Maras e Gaziantep.

Terremoto na Turquia e na Síria - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL