Brasil envia avião C-130, da FAB, para ajudar a combater incêndios no Chile
O presidente Lula (PT) autorizou o uso da aeronave em missão humanitária no Chile contra incêndios florestais que atingem a região centro-sul do país.
Outros componentes da missão humanitária brasileira seguirão para o Chile nos próximos dias"
Palácio do Planalto, em nota
A aeronave brasileira é adaptada para o combate a incêndios florestais. Projetado para pousar ou decolar em pistas pequenas ou improvisadas, o modelo foi concebido para o transporte de tropas e cargas.
Existem cerca de 40 modelos em uso atualmente, em mais de 50 países. No Brasil, a FAB usou o avião no combate a incêndios florestais no Pará em 2020.
Em 2021, a aeronave foi usada para transportar cilindros de oxigênio para Manaus (AM) e vacinas contra a covid-19 para diversos Estados.
A missão humanitária é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores. Outro países, além do Brasil, tem enviado aviões e equipes especializadas de combate a incêndios: Argentina, Uruguai, Equador, Venezuela, México e EUA.
A Espanha disponibilizou um avião com 50 tripulantes, entre especialistas, militares e pilotos de drones.
Bombeiros trabalham desde a última semana para conter as queimadas, que já atingiram mais de 270 mil hectares, destruindo quase 2.000 casas e deixando mortos e feridos, segundo relatórios oficiais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.