Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil envia avião C-130, da FAB, para ajudar a combater incêndios no Chile

Lula autoriza uso de avião da FAB para missão humanitária contra incêndios no Chile - Reprodução/Twitter
Lula autoriza uso de avião da FAB para missão humanitária contra incêndios no Chile Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Brasília

09/02/2023 16h35Atualizada em 09/02/2023 16h58

O presidente Lula (PT) autorizou o uso da aeronave em missão humanitária no Chile contra incêndios florestais que atingem a região centro-sul do país.

Outros componentes da missão humanitária brasileira seguirão para o Chile nos próximos dias"
Palácio do Planalto, em nota

A aeronave brasileira é adaptada para o combate a incêndios florestais. Projetado para pousar ou decolar em pistas pequenas ou improvisadas, o modelo foi concebido para o transporte de tropas e cargas.

Existem cerca de 40 modelos em uso atualmente, em mais de 50 países. No Brasil, a FAB usou o avião no combate a incêndios florestais no Pará em 2020.

Em 2021, a aeronave foi usada para transportar cilindros de oxigênio para Manaus (AM) e vacinas contra a covid-19 para diversos Estados.

A missão humanitária é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores. Outro países, além do Brasil, tem enviado aviões e equipes especializadas de combate a incêndios: Argentina, Uruguai, Equador, Venezuela, México e EUA.

A Espanha disponibilizou um avião com 50 tripulantes, entre especialistas, militares e pilotos de drones.

Bombeiros trabalham desde a última semana para conter as queimadas, que já atingiram mais de 270 mil hectares, destruindo quase 2.000 casas e deixando mortos e feridos, segundo relatórios oficiais.