Homem perde parte do rosto depois de contrair fungo após covid-19 no Irã
Um iraniano de 37 anos perdeu uma parte do rosto após contrair um fungo agressivo durante um período de baixa imunidade causada pela covid-19.
O homem, não identificado, ficou internado com um quadro de diabetes durante o período de vulnerabilidade imunológica provocado coronavírus, de acordo com o tabloide britânico The Sun.
O caso foi divulgado ao público nesta sexta-feira (3), ao ser publicado no Journal of Medical Case Reports, com descrição do atendimento médico realizado em 2019. Após receber alta da covid, o paciente percebeu os dentes moles e as gengivas infeccionadas. Antibióticos prescritos por um dentista não resolveram o problema e ele foi até um hospital, onde recebeu um diagnóstico de sinusite.
No entanto, após ser atendido por um especialista em infecções gengivais, o homem descobriu que havia sido infectado por um fungo carnívoro, causador de uma condição chama de mucormicose.
A doença é conhecida por infectar pacientes com baixa imunidade e pode levar à morte. Segundo o Centro de Controle de Doenças norte-americano, ela é causada por um tipo de mofo encontrado no solo, que, quando inalado, ataca os pulmões e se espalha pela face e pelo cérebro do hospedeiro.
Médicos da Universidade de Ciências Médicas de Teerã descobriram que o fungo já havia alcançado os ossos da face do homem, incluindo sua boca e cavidades nasais. Ele teve 12 dentes e outros ossos da face removidos por cirurgiões plásticos para que a infecção não se espalhasse pelo restante do rosto.
Segundo relatado no Journal of Medical Case Reports, após a operação, o paciente foi tratado com medicamentos antifúngicos e se recuperou sem sintomas de reinfecção. Ele também deve receber uma cirurgia de reconstrução da face.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.