Esse conteúdo é antigo
Mamenchisaurus é o mais pescoçudo dos dinossauros: 15,1 m de comprimento
Um saurópode comedor de plantas, que vivia na China, há cerca de 162 milhões de anos, foi reconhecido por cientistas como o mais pescoçudo dos dinossauros.
O que se sabe
- O pescoço do animal possuía 15,1 metros de comprimento e foi apontado como o mais longo de qualquer dinossauro conhecido.
- O dinossauro tinha um pescoço seis vezes maior que o das girafas, espécie com o mais longo pescoço vivendo atualmente.
- A estrutura longa teria permitido que esse dinossauro acessasse com facilidade a vegetação mais alta ao redor, maximizando a quantidade de comida que consumia enquanto conservava energia.
- Os restos fossilizados do dinossauro, chamado Mamenchisaurus sinocanadorum, foram descobertos em 1987 na região noroeste da China.
- Em uma análise recente, os paleontólogos usaram uma tomografia computadorizada para poder comparar o fóssil com os de outros sarópodes já registrados.
- A tecnologia não estava disponível há 30 anos, quando o fóssil foi descoberto.
- Os paleontólogos conseguiram realizar a medição estudando as três vértebras preservadas do espécime e comparando-as com os ossos de dinossauros relacionados.
- O trabalho foi publicado hoje, no Journal of Systematic Paleontology.
"Os mamenquissaurídeos são importantes porque ultrapassaram os limites do comprimento de um pescoço e foram a primeira linhagem de saurópodes a fazê-lo. Com um pescoço de 15 metros de comprimento, parece que o Mamenchisaurus sinocanadorum pode ser um recordista - pelo menos até que algo mais longo seja descoberto", disse o principal autor do estudo, Andrew Moore, paleontólogo e professor assistente da Stony Brook University de Nova York, no estudo.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.