Topo

O dia em que Putin caçou relíquias no mar Negro - e ninguém acreditou

Putin mergulha no Mar Negro, em 2011 - Reprodução/YouTube
Putin mergulha no Mar Negro, em 2011 Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL

15/03/2023 04h00

Em agosto de 2011, às vésperas da eleição presidencial da Rússia, o então primeiro-ministro Vladimir Putin se vestiu de mergulhador e foi gravado resgatando relíquias gregas do fundo do Mar Negro.

Na época, ele posou com um vaso em cada mão, mas a imprensa internacional não levou a sério o achado. O britânico The Guardian, por exemplo, chamou o ato de "surto de heroísmo televisionado".

Ainda segundo o jornal britânico, o episódio foi retratado com seriedade pela mídia controlada pelo Estado, mas em tom irônico pelos meios independentes do país.

Críticos questionam se as peças "encontradas" por Putin poderiam ter sido plantadas no local especialmente para a ação, já que estavam em águas rasas e não tinham musgos ou outros sinais de que estariam embaixo d'água desde o século VI dC.

O jornal Novaya Gazeta publicou um editorial cheio de sarcasmo: "Ele teve sorte: no mesmo lugar, nos últimos dois anos, arqueólogos e mergulhadores da Academia Russa de Ciências conseguiram encontrar apenas alguns fragmentos de cerâmica".

1 - Reprodução / The Guardian - Reprodução / The Guardian
Manchete do The Guardian sobre mergulho de Putin
Imagem: Reprodução / The Guardian

Já o locutor de rádio Anton Orekh fez referência a uma cena de um filme soviético em que um mergulhador prendia peixes a um anzol para pescar e simular uma captura abundante.

"Nós nos tornamos testemunhas de um remake de 'Braço de Diamante' [filme russo dos anos 1960] e da famosa cena de pesca no penhasco branco", relembrou.

Porta-voz admitiu encenação

A "descoberta" não passou de oportunidade de Putin reforçar sua imagem. Meses após a cena, o porta-voz russo Dmitry Peskov confirmou as suspeitas e revelou que arqueólogos haviam plantado as relíquias para o político "encontrar".

"Olha, Putin não encontrou lá embaixo jarros que estavam lá por muitos milhares de anos. É óbvio. É claro que eles foram encontrados durante uma expedição várias semanas ou dias antes. Claro que foram deixados ou colocados lá. É completamente normal. Não há razão para se vangloriar sobre isso e tudo mais", disse Peskov em entrevista ao canal de TV Dozhd.

O atual presidente russo tem o hábito de aparecer em cenários aventureiros, o que virou meme em diversas ocasiões. A exemplo do episódio com os vasos gregos, Putin já havia se exibido:

  • pescando sem camisa;
  • andando de moto vestindo couro acompanhado de outros motociclistas;
  • pilotando um avião bombardeiro de água sobre incêndios florestais;
  • montando em um urso;
  • mergulhando no lago Baikal em um mini submarino (veja abaixo).