Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia acusa Putin de usar sósia para simular visitas a soldados russos

Autoridade ucraniana alega que Putin teria substitutos com base em fotos do presidente russo - Reprodução
Autoridade ucraniana alega que Putin teria substitutos com base em fotos do presidente russo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/03/2023 11h02Atualizada em 21/03/2023 11h09

A Ucrânia acusa o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de ter usado um sósia para visitar a cidade de Mariupol no último domingo (19).

O que aconteceu?

  • Autoridade ucraniana apontou diferenças no queixo de Putin. Nas redes sociais, o conselheiro do ministro de assuntos internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, publicou fotos de diferentes momentos do presidente em comparação com imagens feitas durante a visita. "Qual deles vocês acham que é o verdadeiro?", questionou.
  • A inteligência da Ucrânia acusa o presidente russo de usar três homens que fizeram cirurgias para se parecer com ele. Segundo essa versão, os homens teriam realizado procedimentos estéticos.
  • Putin também usaria pessoas que possuem a aparência semelhante a dele em eventos oficiais, segundo uma suspeita parecida levantada pelo ex-agente da KGB, Sergei Zhirnov.
  • Passeios noturnos sem segurança também indicariam que Putin teria um substituto. De acordo com essas acusações, o presidente russo foi visto à noite em Mariupol em passeios sem o acompanhamento de guardas e sem que ruas estivessem bloqueadas.
  • Ele é acusado de não estar falando muito para evitar descoberta. Para os ucranianos, as poucas falas em agendas externas ou declarações à imprensa são sinais de que os sósias são usados.
  • Putin também estaria com problemas de saúde, segundo relatos feitos a respeito do presidente russo. Os rumores são de que ele estaria "passando por tratamento" e "receoso de seu futuro".