Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump não será algemado e ficou em 'choque' ao ser indiciado, diz advogado

27.set.2020 - O então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva na Casa Branca - Brendan Smialowski/AFP
27.set.2020 - O então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva na Casa Branca Imagem: Brendan Smialowski/AFP

Do UOL, em São Paulo

31/03/2023 15h23Atualizada em 31/03/2023 16h14

Joe Tacopina, advogado de Donald Trump, contou qual foi a reação do ex-presidente ontem ao ser indiciado por um júri da Justiça de Nova York.

O que aconteceu:

Em entrevista à ABC News, Tacopina afirmou que a acusação deseja fazer publicidade em cima do caso e que ele não permitirá isso.

"O presidente não será algemado [...] Tenho certeza de que tentarão tirar alguma alegria disso, de vê-lo desfilando" ao chegar para depor, falou o advogado.

Apesar disso, Tacopina acha que a situação não chegará a ser um "circo", porque "há muitos grupos envolvidos e penso que não vão permitir isso".

O advogado falou que Trump reagiu com "choque" ao ser indiciado.

Qual a acusação contra Trump?

Um grande júri da Justiça de Nova York acusou Trump de supostamente comprar o silêncio de uma atriz pornô nas eleições de 2016 e esconder a natureza do pagamento.

Ele teria pago US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels para que ela mantivesse silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal.

A Justiça de Nova York vai julgar se Trump deu declarações falsas (um delito menor) ou se descumpriu as leis sobre financiamento de campanhas (um delito grave).

Se não aparecer voluntariamente, a Justiça pode mandar prendê-lo.

Ser indiciado na Justiça dos EUA não significa que a pessoa é culpada, mas que ela foi acusada formalmente de um crime após investigação policial.