Topo

Hipopótamos de Pablo Escobar vão para terra de El Chapo

População de hipopótamos pode chegar em 1,4 mil nos próximos 10 anos, segundo estimativas do governo - HANDOUT / ANTIOQUIA"S GOVERNMENT / AFP
População de hipopótamos pode chegar em 1,4 mil nos próximos 10 anos, segundo estimativas do governo Imagem: HANDOUT / ANTIOQUIA'S GOVERNMENT / AFP

DO UOL, em São Paulo

01/04/2023 11h10

Parte dos hipopótamos "descendentes" do cartel de Pablo Escobar serão enviados da Colômbia para o México, terra do traficante El Chapo.

Destino dos hipopótamos

A estimativa é de que 70 dos 160 animais que vivem na Colômbia sejam enviados para o México e a Índia;

Dez serão levados para o Santuário de Ostok, em Sinaloa, local que deu nome ao cartel de El Chapo, um dos maiores traficantes de droga do mundo;

O custo total do envio do animais ao exterior é estimado em R$ 15 milhões e será bancado pelo governo da Colômbia.

A notícia de que os animais serão enviados para Sinaloa preocupou alguns moradores, que os classificaram como "uma praga". Autoridades locais, porém, tentaram acalmar a população.

Ouvi que algumas pessoas estão preocupadas, mas Ostok é um santuário fechado. Não é um zoológico e não pode ser acessado facilmente. Temos áreas de contenção para esses animais.
Ernesto Zazueta, presidente do Santuário de Ostok

A população atual de hipopótamos da Colômbia veio de uma dupla de animais traficados ilegalmente por Pablo Escobar para a Hacienda Napoles, propriedade dele no município de Puerto Triunfo.

Por não serem naturais da Colômbia, eles representam um risco para a região. A expectativa é de que, se a população não for controlada, mais de 1,4 mil animais nasçam na região nos próximos 10 anos.