Topo

Trump posa de vítima para voltar aos holofotes mais forte, diz professor

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/04/2023 19h26

Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a virar réu em um caso criminal. O republicano é réu em 34 acusações na Corte Criminal de Nova York - ele se declarou inocente em todos os casos.

Em entrevista ao UOL News, o professor de Relações Internacionais da UERJ Paulo Velasco afirmou que Trump tem utilizado a estratégia de posar de vítima para voltar aos holofotes.

São muitas contas com a Justiça, mas ele tem atuado no sentido de tentar reverter isso a seu favor, usando e explorando politicamente isso, acusando justamente juízes ou procuradores de serem democratas.

O professor destacou que, ao longo de seu depoimento hoje, Trump acusou o juiz do caso de ter feito campanha para Joe Biden.

Esse tipo de acusação ele tem feito periodicamente para dizer ser vítima de um grande complô político para inviabilizar sua candidatura nas próximas eleições.

Dilema do PL é contornar inelegibilidade de Bolsonaro, diz Chico Alves

O colunista do UOL Chico Alves falou a respeito de uma pesquisa realizada pelo PL que aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não tem um substituto. Para Chico, o dilema do partido é contornar a inelegibilidade de Bolsonaro.

[A inelegibilidade é] o abacaxi que o PL vai tentar descascar porque efetivamente têm muitas chances de o ex-presidente Bolsonaro ficar inelegível, isso é um fato.

Chico Alves citou os casos das joias e as acusações de que o ex-ministro Anderson Torres teria agido para impedir que eleitores de Lula de algumas cidades do Nordeste conseguissem votar nas eleições de 2022.

O caso das joias e essa operação para que os petistas não votassem são só dois assuntos cabeludos, fora outros vários que ele vai ter que enfrentar e tem muita chance de ele ficar inelegível. Então é bom que o PL repense.

Chico: Após caso das joias, é possível que outros vexames venham de Bolsonaro

Chico Alves também falou a respeito de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter devolvido o terceiro kit de joias da Arábia Saudita avaliado em R$ 500 mil. Para o colunista, cada devolução é mais constrangedora para Bolsonaro.

Sinceramente, se houver uma outra matéria apontando um quarto kit, o Brasil todo sabe que presentes dessa monta não são para ser incorporados em acervo pessoal, um quarto kit, terceira devolução, esse argumento de que não sabia, que já não está valendo, vai valer menos ainda.

É muito constrangedor esse momento de um ex-presidente da República estar passando por um vexame desses. Mas é possível que outros vexames estejam por vir.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: