Topo

Esse conteúdo é antigo

Imprensa mundial repercute ataque a creche em Blumenau: 'Horror no Brasil'

Ataque em creche de Blumenau (SC) deixou quatro crianças mortas - Divulgação/CBMSC
Ataque em creche de Blumenau (SC) deixou quatro crianças mortas Imagem: Divulgação/CBMSC

Colaboração para o UOL, em Salvador

05/04/2023 16h38Atualizada em 05/04/2023 16h45

A imprensa internacional repercutiu o ataque a uma creche em Blumenau (SC). Quatro crianças morreram após um homem de 25 anos invadir o local com uma machadinha.

Clarín:

"Horror no Brasil". O jornal argentino destaca no título da reportagem a chamada para definir o que ocorreu hoje na creche em Blumenau.

The Guardian:

Lula lamenta. O jornal inglês destaca que o presidente Lula (PT) classificou o episódio como "ato de ódio e covardia".

O autor. O The Guardian ressalta que o autor do atentado não aparenta ter qualquer ligação com a creche.

Al Jazeera:

"Monstruosidade". Canal de notícias do Catar também destaca o repúdio de Lula, que chamou o ato de "monstruosidade".

Invasão. O site ressalta logo no início do texto que o homem invadiu a creche após pular o muro do local.

BBC:

Outro ataque. O veículo de comunicação britânico lembra no texto que não é a primeira vez que uma creche de Santa Catarina é alvo de um ataque.

Ataque com facão. Como diz a reportagem, em 2021, um jovem de 18 anos armado com um facão invadiu uma creche em Saudades, a 446 km de Florianópolis (SC), e desferiu golpes em crianças e adultos. Duas mulheres e três crianças morreram.

Associated Press:

Ataques com frequência. A agência de notícias ressalta no texto que ataques a escolas no Brasil têm ocorrido com maior frequência nos últimos anos.

Atentado em São Paulo. A reportagem também lembra que na semana passada uma professora morreu e outras cinco pessoas foram feridas após um ataque a facadas dentro de uma escola estadual em São Paulo.

CBS News:

Relatório. A reportagem da emissora norte-americana traz dados de um relatório produzido pelo pesquisador Daniel Cara para o governo Lula (PT).

Ataques. De 2000 a 2022, foram registrados 16 ataques ou episódios violentos em escolas, segundo o estudo. Em entrevista à Folha na semana passada, o professor disse que o governo não fez nada com o relatório.

El País:

Motivação. O jornal espanhol El País, em sua versão em inglês, destaca também que o autor do atentado não teria ligação com a creche e que as autoridades estão à procura de uma motivação.