Por que fuzil AR-15 usado em massacre com 5 mortes nos EUA voltará às ruas
O fuzil AR-15 usado por um homem em um massacre que matou cinco pessoas na cidade de Louisville, no Kentucky (EUA), deve voltar às ruas em breve. Isso acontecerá porque a lei do estado norte-americano determina que armas confiscadas devem ser leiloadas quando deixam de ser necessárias como provas.
- O Kentucky tem algumas das leis estaduais de armas menos restritivas dos Estados Unidos; estado também tem algumas das maiores taxas de mortalidade por armas de fogo do país.
- Uma lei aprovada em 1998 proíbe a aplicação de outra lei de destruir armas de fogo confiscadas -- mesmo quando elas foram usadas em crimes.
- Em vez disso, essas armas de fogo -- incluindo o rifle AR-15 usado no Old National Bank -- devem ser enviadas à Polícia do Estado de Kentucky, que as vende para licenciados pelo governo federal.
Todas as armas de fogo confiscadas pelo Departamento de Polícia do Estado de Kentucky não retidas para uso oficial de acordo com [o artigo] KRS 500.090 devem ser vendidos em leilão para vendedores de armas licenciados pelo governo federal que possuam uma licença apropriada para o tipo de arma de fogo vendida.
Trecho da legislação do Kentucky
De acordo com o The Washington Post, a polícia da cidade de Louisville provavelmente colocará um adesivo de advertência à arma usada no tiroteio recente antes de enviá-la à polícia estadual. Isso, porém, não impede que a arma seja usada novamente.
Prefeito de Louisville, o democrata Craig Greenberg disse em entrevista coletiva que destruir a arma usada no ataque faria dele "um criminoso por tentar deter os verdadeiros criminosos que estão tirando a vida de outras pessoas e que estão ansiosos para fazer um espetáculo de assassinatos em massa."
As leis que temos agora permitem violência e assassinato.
Craig Greenberg
O que aconteceu:
- Um homem abriu fogo em uma agência bancária de Louisville, Estados Unidos, na última segunda-feira (10).
- Cinco pessoas morreram e ao menos oito ficaram feridas.
- O agressor transmitiu imagens do ataque ao vivo pela internet, antes de ser morto.
- Segundo a CNN, ele havia sido notificado de que seria demitido e deixou uma carta para familiares em que anunciava que abriria fogo nas instalações do banco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.