Topo

Esse conteúdo é antigo

Guaidó vai sem ser convidado e a pé à Colômbia para reunião sobre Venezuela

Juan Guaidó tentou assumir o poder na Venezuela e obteve apoio de governos como o dos EUA e Brasil, mas Nicolás Maduro se mantém no controle do país - EPA
Juan Guaidó tentou assumir o poder na Venezuela e obteve apoio de governos como o dos EUA e Brasil, mas Nicolás Maduro se mantém no controle do país Imagem: EPA

Do UOL, em São Paulo

24/04/2023 18h11Atualizada em 24/04/2023 18h11

O líder da oposição venezuelana Juan Guaidó viajou de surpresa à Colômbia para participar de uma conferência organizada pelo governo local sobre a Venezuela.

O que aconteceu:

Em comunicado em suas redes sociais, Guaidó afirmou que chegou na Colômbia a pé. De acordo com o governo colombiano, ele não foi convidado para o evento.

Amanhã ocorrerá conferência entre 20 países para reativar negociações entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição. Representantes dos EUA, México e outros países participarão da reunião.

Juan Guaidó disse que vai pedir reuniões com as entidades internacionais e que vai "se encontrar com a diáspora venezuelana".

"Não vou parar de denunciar os crimes contra a humanidade cometidos pelo regime de Maduro. Exijo a liberdade dos quase 300 presos políticos que permanecem nos calabouços, que parem de perseguir minha família, minha equipe e os que lutam por uma Venezuela melhor".

Além disso, disse esperar que o governo de Maduro volte a negociar e que "seja acordado um cronograma confiável para a celebração de eleições livres e justas". "Nossa luta é para que os direitos dos venezuelanos valham."

Com informações da AFP.