Topo

Esse conteúdo é antigo

G7 defende uso 'responsável' da inteligência artificial

Líderes mundiais em foto oficial da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão - Ricardo Stuckert/PR
Líderes mundiais em foto oficial da cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Do UOL, em São Paulo

20/05/2023 16h30

Os líderes do G7 decidiram na cúpula de Hiroshima, no Japão, criar um futuro "grupo de trabalho" para abordar o "uso responsável" da inteligência artificial (IA) e os riscos que ela apresenta, entre eles a desinformação.

O que aconteceu

Anunciado neste sábado (20), o grupo de trabalho terá foco na chamada IA generativa: programas capazes de produzir texto, imagens, som, vídeo, etc.

Assim como o ChatGPT, a aplicação mais conhecida atualmente, os programas de IA generativa estão em plena expansão no mundo, ao mesmo tempo em que suscitam profunda preocupação em diversos setores.

O grupo também vai tratar de "governança, a proteção dos direitos de propriedade intelectual" e a "utilização responsável" dessas novas tecnologias.

Outro tópico de discussão será sobre meios de enfrentar a "manipulação de informação" e a "desinformação" através dessas mesmas ferramentas.

"Encomendamos aos ministros competentes que estabeleçam o Processo de Hiroshima sobre IA, através de um grupo de trabalho criado em cooperação com organizações internacionais, com vistas a debater sobre IA generativa no fim do ano."
Comunicado oficial do G7 em Hiroshima

A cúpula se reúne em Hiroshima até este domingo (21).

Com AFP