Topo

Morre 'Unabomber', alvo da investigação mais longa da história do FBI

O terrorista Ted Kaczynski, conhecido como "Unabomber", de 81 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (10) - FBI
O terrorista Ted Kaczynski, conhecido como "Unabomber", de 81 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (10) Imagem: FBI

Do UOL*, em São Paulo

10/06/2023 17h54Atualizada em 11/06/2023 06h57

O terrorista Ted Kaczynski, conhecido como "Unabomber", de 81 anos, foi encontrado morto na manhã de hoje em sua cela, em um centro médico no estado da Carolina do Norte, nos EUA. A causa da morte não foi divulgada.

O que aconteceu

Kaczynski foi alvo da investigação mais longa da história do FBI (Agência Federal de Inteligência, na sigla em inglês).

Ao todo, os esforços para sua captura demoraram 17 anos, chegaram a mobilizar 150 pessoas em tempo integral e envolveram a prisão de 200 possíveis suspeitos.

Terrorista matou três e feriu 23 com ataques a bomba. Durante seu período de atividade, entre 1978 e 1996 — quando foi preso —, Unabomber teve envolvimento em 16 explosões.

Unabomber só foi descoberto pelo modo como escreveu um artigo para jornais. Após anos investigado, o terrorista contatou a imprensa em 1995 e enviou um ensaio no qual explicava que seus ataques eram contra a sociedade moderna. Seu objetivo era que a imprensa divulgasse o texto com suas ideias.

Quem o identificou há quase 20 anos foi o seu irmão David, após ler o texto que "Unabomber" mandou para a imprensa.

O que mais se sabe

Apelido do terrorista surgiu de seus primeiros alvos. No fim da década de 1970, o FBI chamou de Unabom a investigação dedicada a esclarecer os casos de explosões (bombings, em inglês) em universidades. Linhas aéreas também eram um foco preferencial do terrorista.

Terrorista enviou pacote-bomba à presidente da United Airlines em 1980. No ano anterior, ele já havia detonado um explosivo em um compartimento de carga de um avião da companhia que seguia de Chicago para Washington D.C.

Uma fábrica da Boeing (1985) e as universidades da California e de Yale (ambas em 1993) também foram alvos do Unabomber.

Prisão aconteceu em cabana que servia de residência. Em 3 de abril de 1996, os investigadores do FBI prenderam Kaczynski no estado americano de Montana e encontraram 40 mil páginas de diário escritas à mão.

Kaczynski foi indiciado por 10 acusações de atividades relacionadas a bombas e 3 acusações de assassinato. Embora seus advogados o instassem a alegar insanidade para evitar a pena de morte, ele se recusou a fazê-lo. Em vez disso, ele optou por se declarar culpado de todas as acusações em 22 de janeiro de 1998."

Ele foi condenado a 8 prisões perpétuas sem liberdade condicional e foi condenado à prisão de segurança em Florence, Colorado."
Museu do Crime de Washington, em texto sobre Unabomber

*Com informações da AFP.