Topo

Conteúdo publicado há
10 meses

Vídeo: crianças recebem cuidados médicos após resgate na selva da Colômbia

Do UOL, em São Paulo

10/06/2023 17h02

As quatro crianças indígenas resgatadas ontem na Colômbia, após 40 dias na selva, receberam cuidados médicos em uma aeronave militar. Os irmãos estavam debilitados e com muitas picadas de mosquito. Um vídeo publicado pela Aerocivil, órgão que controla a aviação no país, mostra os primeiros atendimentos de saúde.

Imagens mostram cuidados médicos

As imagens foram gravadas dentro da aeronave que fazia o transporte das crianças para um hospital em Bogotá, capital da Colômbia.

Vocês fizeram o possível e o impossível. Muito bem"
Homem que atuou no resgate às crianças

Nas imagens, é possível ver as crianças instaladas em macas com mantas térmicas.

Um militar oferece uma bebida nutritiva, com sabor de fruta, a uma das crianças.

Amora, quer? Um pouquinho, que acha?"
Militar que participou do atendimento médico às crianças

Entenda o caso

As crianças estavam em um avião que caiu na Amazônia no dia 1º de maio. A mãe, o piloto e uma liderança indígena morreram no acidente.

Os irmãos que sobreviveram têm 13, 9, 4 e 1 ano de idade.

A operação de busca e resgate envolveu mais de 100 militares. Durante os trabalhos, um abrigo feito com galhos foi encontrado por um cachorro. Também foram achadas pequenas pegadas na mata, frutas mordidas e objetos usados pelas crianças.

Lesly Mucutuy, de 13 anos, a mais velha dos quatro irmãos tem uma natureza "guerreira", disse sua avó, Fátima Valencia, em entrevista à agência de notícias AFP. A habilidade da garota manteve os irmãos mais novos salvos durante 40 dias na floresta, disse a avó.

O cachorro Wilson, que ajudou nas buscas, está desaparecido. O animal participou das buscas até a última quarta-feira (7), quando foi solto para um dos pontos da mata e não voltou mais.

As autoridades acreditam que o cachorro encontrou as crianças primeiro, já que visualizaram a pegada do animal e de uma criança na mesma área. Agora, as buscas continuam, com o objetivo de achar o animal.