Topo

Esse conteúdo é antigo

Submersivel: Veja última foto de pai e filho antes da expedição ao Titanic

Suleman Dawood, de 19 anos, ao lado do pai, Shahzada, de 48 anos - Família Dawood
Suleman Dawood, de 19 anos, ao lado do pai, Shahzada, de 48 anos Imagem: Família Dawood

Do UOL, em São Paulo

03/07/2023 18h36Atualizada em 03/07/2023 18h45

O milionário Shahzada Dawood, 48, e o filho, Suleman, 19, morreram na implosão do submersível Titan. A última fotos deles antes da expedição ao Titanic foi revelada pelo jornal The New York Times.

O que aconteceu:

O periódico norte-americano contou sobre os últimos momentos de pai e filho, em uma entrevista com Christine Dawood, viúva de Shahzada e mãe de Suleman.

Na imagem, os dois aparecem lado a lado e abraçados, com o mar ao fundo. Eles vestiam capacetes e roupas de proteção. O céu estava nublado.

Para Christine, os dois passaram seus últimos momentos ouvindo suas músicas favoritas na escuridão total e procurando animais luminescentes pela pequena janela do submersível.

Para se manterem entretidos durante a longa descida, eles foram instruídos a carregar suas músicas favoritas para tocar em um alto-falante Bluetooth.

Shahzada e o filho Suleman Dawood, antes de entrarem no submersível - Reprodução/NYTimes/Oceangate, via Abbi Jackson - Reprodução/NYTimes/Oceangate, via Abbi Jackson
Shahzada e o filho Suleman Dawood, antes de entrarem no submersível
Imagem: Reprodução/NYTimes/Oceangate, via Abbi Jackson

Suleman também carregava um cubo mágico. Ele queria bater o recorde mundial de resolução e resolvê-lo em 12 segundos, segundo sua mãe disse à BBC. Shahzada levou uma câmera para captar imagens do fundo do mar. A esposa disse que ele vibrava "como uma criança" com a expedição.

Christine Dawood e a filha, Alina Dawood, estavam a bordo do Polar Prince, o navio de apoio do Titan. Elas estavam lá para apoiar Shahzada e Suleman antes da expedição. Originalmente, era Christine quem iria descer com o marido. Mas, depois que a viagem inicial foi adiada devido à pandemia, Suleman acabou indo fazer o passeio o lugar dela.

Relembre o caso:

O Titan desapareceu no domingo, 18 de junho, uma hora e 45 minutos após submergir, quando perdeu contato com o navio na superfície.

O passeio levaria os ocupantes até os destroços do Titanic, no Atlântico Norte. Além de Suleman o e o pai, morreram na expedição Stockton Rush, presidente da OceanGate; o bilionário Hamish Harding; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic.

A Guarda Costeira anunciou que encontrou cinco grandes partes do submersível em 22 de junho. Também foram achados destroços do submersível a 3.200 metros de profundidade e a cerca de 480 metros do Titanic.