Esse conteúdo é antigo

Tubarão-elefante é fotografado em Portugal e imagens viralizam

A Marinha portuguesa divulgou fotos de um tubarão-elefante no parque de Viana do Castelo, no último domingo (16). O registro do animal teve grande repercussão nas redes sociais

O que aconteceu

Em uma publicação, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) deu mais detalhes sobre o aparecimento do animal no Oceano Atlântico. "Na foto, veja um exemplar recentemente fotografado. Normalmente, são avistados onde a água é mais rica em alimento, e não mostram receio em se aproximar de pessoas ou embarcações".

Considerada a segunda maior espécie de tubarão do mundo, menor apenas que o tubarão-baleia, essa categoria pode atingir cerca de 10 metros de comprimento e se alimenta apenas de plâncton e ovas de peixe. Por isso, o animal não oferece riscos a humanos.

Ainda de acordo com os especialistas, o tubarão-elefante pode filtrar mais de 2 mil toneladas de água por hora e se deslocar a 3,6 km/h. Apesar da lentidão, a espécie tem o hábito de saltar fora d'água a exemplo do que fazem os golfinhos e não mostram receio de se aproximar de pessoas ou embarcações.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.