Esse conteúdo é antigo

Presidente da Comissão Europeia: 'Me comprometo a selar acordo UE-Mercosul'

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse, em entrevista ao jornal mexicano El Universal, que se "compromete pessoalmente" a selar o acordo União Europeia-Mercosul.

O que ela disse

Ursula afirmou que vê uma "clara vontade política" de ambas as partes para concluir o acordo. "Estamos dispostos a ouvir as preocupações levantadas pelo Mercosul para encontrar a maneira mais pragmática de abordá-las. Eu me comprometo pessoalmente a selar este acordo, e rapidamente".

A presidente da Comissão Europeia confirmou que o assunto será pauta da cúpula UE-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que será encerrada hoje.

"Com o Acordo UE-Mercosul podemos conseguir muito mais. Ao remover as barreiras ao comércio, o Acordo nos ajudará a integrar e fortalecer nossas cadeias de valor. Nossas indústrias serão incentivadas a inovar e permanecer competitivas, juntas, no cenário global", disse.

Lula

O presidente Lula (PT) disse ontem esperar a conclusão de um acordo "equilibrado" entre Mercosul e União Europeia ainda neste ano e que preserve "a capacidade das partes em responder aos desafios".

Ao citar as compras governamentais, um dos entraves para a conclusão do acordo, Lula afirmou que os países da América Latina e do Caribe continuarão a desempenhar um papel estratégico para a Europa e o mundo.

Em suas últimas falas, Lula tem reiterado críticas ao documento adicional ao acordo comercial apresentado pela União Europeia, que abre possibilidade de sanções ao Mercosul em caso de descumprimentos, além de falar que não aceita incluir no tratado as compras governamentais.

*com informações do Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Só para assinantes