Conteúdo publicado há 9 meses

Marinheiro doa cadela com quem passou mais de dois meses à deriva no mar

O marinheiro australiano Tim Shaddock, de 51 anos, e a cadela Bella, que passaram mais de dois meses à deriva no Oceano Pacífico, vão se separar após o homem decidir doar o animal.

O que aconteceu:

Bella ficará sob tutela de Genaro Rosales, membro da tripulação que resgatou a dupla na última semana.

Shaddock disse que deve retornar à Austrália em breve, mas não será acompanhado pela cadela. Ele afirmou que também voltará a velejar, apesar do susto que levou e pensar que não sobreviveria ao episódio.

O homem afirmou que não conseguiria se imaginar sobrevivendo sem a ajuda da cachorra, segundo a rede de televisão norte-americana NBC News e a rede de rádio pública estadunidense NPR. "Ela é incrível, cara. Quero dizer, aquela cachorra é outra coisa. Sou um pouco tendencioso, mas, sim, é verdade", disse.

Bella meio que me encontrou no meio do México. Ela é mexicana. Ela é o espírito do país e não me deixou ir [embora]. Tentei encontrar um lar para ela três vezes [quando estava em solo] e ela continuou me seguindo até a água [para minha viagem]. Ela é muito mais corajosa do que eu, com certeza.
Tim Shaddock, marinheiro australiano

Entenda o caso:

Shaddock e Bella velejavam de La Paz, no México, para a Polinésia Francesa quando tempestades danificaram o barco, deixando-os à deriva e sem comunicação. A dupla sobreviveu bebendo água da chuva e comendo peixes crus que Shaddock conseguia pescar.

Eles foram resgatados graças a um helicóptero que avistou o barco. "Passei por tempos difíceis no mar. Estou precisando apenas de descanso e boa comida, porque estive sozinho por bastante tempo. Fora isso, estou com a saúde ótima", contou Shaddock ao canal 9News. Bella também foi resgatada com saúde.

Mike Tipton, professor de fisiologia humana na Universidade de Portsmouth, afirmou que a sobrevivência da dupla se deve a "uma combinação de sorte e habilidade", e que a presença de Bella pode ter feito toda a diferença, oferecendo companheirismo e ajudando a manter a sanidade do homem.

Continua após a publicidade