Esse conteúdo é antigo

Raio cai duas vezes no mesmo lugar e atinge socorristas de vítimas na Suíça

Provando que um raio cai, sim, duas vezes no mesmo lugar, socorristas foram atingidos enquanto atendiam a vítimas anteriormente feridas na Suíça.

O que aconteceu:

Um piloto de helicóptero e um policial que estavam em missão para socorrer duas vítimas de um raio acabaram atingidos também. O caso aconteceu na manhã de sexta-feira (21), na região suíça do Cantão de Friburgo, de acordo com informações do jornal The Guardian.

Inicialmente, um homem de 51 anos e um adolescente de 16 anos foram atingidos por um raio no início da manhã enquanto trabalhavam no campo. O homem mais velho teve ferimentos mais graves, mas ambos precisaram ser levados ao hospital.

Antes do resgate, porém, os socorristas foram atingidos por um raio no mesmo lugar. O piloto e o policial, por outro lado, não ficaram feridos e foram atendidos no local por uma ambulância.

Uma mulher de 27 anos já havia ficado gravemente ferida após ser atingida na mesma região por outro raio. A informação é da Swiss Telegraphic Agency, agência de imprensa nacional da Suíça.

Como evitar ser atingido por um raio

  1. Se você estiver em uma área sem abrigo próximo durante uma tempestade e sentir os pelos arrepiados (sinal da proximidade de um raio), ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles;

  2. Se estiver sem abrigo na tempestade, evite segurar e mantenha distância de objetos metálicos e/ou longos, como varas de pescar, tacos de golfe, enxadas e tripés;

  3. Durante a tempestade, mantenha distância de árvores (especialmente as isoladas), cercas de arame e varais metálicos. Saiba que pequenas construções como tendas, barracos e celeiros não oferecem proteção;
  4. O ideal é não sair de casa durante tempestades, mas, se estiver na rua, procure abrigo em: carros, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis (mas evite ficar encostado na lataria); moradias ou prédios (de preferência que possuam proteção contra raios); abrigos subterrâneos (como metrôs ou túneis); grandes construções com estruturas metálicas; barcos ou navios metálicos fechados; desfiladeiros ou vales;
  5. Caso esteja em algum local protegido, evite usar o telefone com fio ou o celular ligado ao carregador, assim como tocar em equipamentos elétricos ligados à tomada, já que as redes elétricas podem ser atingidas. Evite também ficar ao lado de portas, canos ou janelas metálicas (esses objetos têm maior condutividade elétrica).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.