Alerta de bomba esvazia Torre Eiffel; monumento reabre após em 2 h em Paris
Um dos pontos turísticos mais emblemárticos do mundo, a Torre Eiffel foi esvaziada hoje em após um alerta de suspeita de bomba. Os três andares e o pátio do monumento foram isolados e ficaram fechado por duas horas.
O que aconteceu
A retirada dos visitantes começou às 12h no horário local (7h no horário de Brasília) e foi finalizada por volta das 13h30. As informaçãoes são da Sete (Société d'exploitation de la tour Eiffel), empresa pública que faz a gestão da torre.
"É um procedimento padrão neste tipo de situação, mas raro", afirmou o porta-voz da Sete à AFP. A polícia foi acionada, assim como o esquadrão anti-bombas, que fez vistorias no restaurante da torre, confirmou a Sete. Todos os três andares e o pátio foram esvaziados pela polícia e o trânsito ao redor do monumento foi desviado durante a operação de vistoria.
A torre foi reaberta às 15h30, duas horas após ser fechada. Até o momento, as autoridades não informaram se algum artefato foi encontrado. Construída em 1889, no centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel e é um dos monumentos mais visitados do mundo: no ano passado, 6,2 milhões de turistas estiveram no local.
Um vídeo divulgado por um turista nas redes sociais mostra funcionários orientando a saída dos visitantes que estavam no local.
The Eiffel Tower in Paris was closed to the public on Saturday after being evacuated as a precautionary measure following a bomb threat, a French police source said |TV9GujaratiNews#Paris #EiffelTower #BombThreat #TV9News pic.twitter.com/YfqMrROCar
-- Tv9 Gujarati (@tv9gujarati) August 12, 2023
Ameaça fechou torre em 2020
Apesar de raro, esse não foi o primeiro relato de ameaça de bomba registrado no local. Em 2020, o local foi evacuado por duas horas após um telefonema anônimo à polícia afirmar que havia um artefato explosivo na torre.
Na ocasião, nenhum artefato foi encontrado pelas autoridades e a atração turística foi reaberta para visitação no mesmo dia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.