Holanda e Dinamarca vão doar caças F-16 para auxiliar Ucrânia
Holanda e Dinamarca anunciaram hoje (20) a doação de caças F-16 para as forças armadas ucranianas. O anúncio ocorre em meio a visitas do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aos dois países.
Entenda o anúncio
O repasse dos caças americanos F-16 foi anunciado pelo primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e pelo ministro da Defesa dinamarquês, Jakob Ellemann-Jensen. Rutte e Zelensky visitaram uma base aérea em Eindhoven, na Holanda, e inspecionaram alguns dos caças que serão enviados.
Zelensky chegou a anunciar o envio de 42 aeronaves à Ucrânia, mas os dois países aliados não falaram em números. Os aviões de combate serão enviados após pilotos e engenheiros ucranianos passarem por treinamento nos países aliados.
Ao todo, a Holanda tem 42 caças F-16, enquanto a Dinamarca possui outros 30. A Dinamarca irá trocar sua frota de F-16 por caças do modelo F-35, mais modernos.
Zelensky vinha aumentando a pressão sobre os aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o envio de caças à Ucrânia. Em junho, ele pediu o envio de caças e armas de longo alcance para a Ucrânia ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Em meio a uma contraofensiva para tentar retomar territórios ocupados por tropas russas, a Ucrânia vive grande desvantagem em meios aéreos em relação à Rússia.
Deixe seu comentário