Esse conteúdo é antigo

Cientista se veste de pássaro por um ano para tentar 'virar amigo' de aves

Um cientista japonês, especialista em aves, se disfarçou de pássaro por um ano para tentar ganhar a confiança dos animais e, assim, avançar os seus estudos. Porém, o resultado não foi o esperado.

O que aconteceu

A façanha foi divulgada por Toshitaka Suzuki, professor associado da Universidade de Tóquio, no X (antigo Twitter). Ele é colega do pesquisador, que não teve a identidade divulgada. Nos posts, o especialista aparece usando a máscara de um pombo.

O cientista realizou a experiência nas florestas da cidade de Nagano, na região centro-sul do Japão. O objetivo era se aproximar de grupos da espécie chapim-real (Parus major) e aprender um pouco da linguagem dos animais.

Ele decidiu usar a máscara para evitar que animais fugissem ou mudassem o canto quando o vissem. Mas, para a frustração do cientista, a ideia não deu certo.

Segundo o especialista, as aves costumam mudar de local quando se sentem ameaçadas, inclusive com a presença humana, pois são capazes de memorizar rostos humanos e imediatamente emitir gritos de alerta.

Porém, mesmo com o uso da máscara, a presença do cientista foi sentida pelas aves.

Ele repetiu a tentativa de se aproximar dos pássaros por um ano, mas não teve sucesso. Mas o registro de seu disfarce fez sucesso na internet.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.