Conteúdo publicado há 7 meses

Escuna que afundou em 1881 é encontrada intacta em lago nos EUA

Historiadores marítimos localizaram uma escuna, com 156 anos, ainda intacta, afundada a 91,4 metros de profundidade desde 1881 no Lago Michigan, nos EUA. A descoberta foi divulgada pela Sociedade Histórica de Wisconsin.

O que se sabe:

Os historiadores marítimos Brendon Baillod e Bob Jaeck localizaram uma escuna chamada Trinidad, com 156 anos, a quase 91,4 metros de profundidade, a 145 quilômetros das praias de Algoma, em Wisconsin, após uma busca que durou dois anos.

A Trinidad havia despertado o interesse de Baillod quase vinte anos antes, enquanto ele construía um banco de dados de todas as embarcações conhecidas perdidas nas águas de Wisconsin.

Baillod coletou dezenas de artigos de notícias históricas dos anos 1800 sobre a construção, lançamento, carreira e perda da Trinidad, além de localizar seus documentos originais de inscrição na alfândega nos Arquivos Nacionais.

Baillod e Jaeck usaram um sonar de varredura lateral para encontrar a escuna e relataram sua descoberta à Sociedade Histórica de Wisconsin.

A arqueóloga subaquática do estado, Tamara Thomsen, confirmou a identidade da embarcação e documentou os artefatos a bordo.

Um modelo 3D da Trinidad foi criado a partir de 3.600 imagens de alta resolução, permitindo uma experiência de realidade virtual.

A equipe agora tem planos de registrar o naufrágio da Trinidad no Registro Nacional de Lugares Históricos, trazendo maior visibilidade à comunidade de Algoma.

Ficamos surpresos ao ver que não apenas a cabine do convés ainda estava nela, mas também tinha todos os armários, com todos os pratos empilhados neles e todos os pertences da tripulação. É realmente como um navio em uma garrafa. É uma cápsula do tempo
Brendon Baillod, em entrevista ao jornal The New York Times

Continua após a publicidade

História secular

A Trinidad foi construída em 1867 em Grand Island, medindo 42,7 metros de comprimento, com dois mastros.

Ela era usada principalmente para transportar carvão ou ferro de Oswego, Nova York, para Chicago e Milwaukee, retornando com trigo de Wisconsin.

Segundo a Sociedade Histórica de Wisconsin, a carreira da Trinidad foi curta devido à falta de manutenção. Em maio de 1880, ela sofreu danos ao atingir um recife no Lago Superior e, após reparos rápidos, partiu para Milwaukee, onde afundou rapidamente em maio de 1881.

A tripulação foi resgatada horas após em um bote, mas a escuna afundou com sua mascote, um cachorro, que dormia ao lado do fogão quando a embarcação começou a afundar.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes