Fuga impossível? Danilo vai para presídio de segurança máxima; conheça

O brasileiro condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, Danilo Cavalcante, 34, foi preso após duas semanas de buscas em uma megaoperação americana. Ele vai ficar na penitenciária de segurança máxima, conhecida como Instituição Correcional Estadual Phoenix, na Pensilvânia, depois de matar a facadas a ex-namorada, Débora Evangelista Brandão.

Cavalcante fugiu em 31 de agosto, após escalar o muro da prisão do condado de Chester. A prisão aconteceu ontem, sem uso de força letal por parte da polícia. Os agentes usaram uma tecnologia de detecção de calor. Logo após, um cachorro pastor-belga-malinois encontrou ele e o deteve.

Penitenciária de segurança máxima

Danilo foi levado para a penitenciária que fica no condado de Montgomery, próximo a Chester. O lugar foi inaugurado em 2018, tem um perímetro territorial de 2,4 km e capacidade para 3.830 detentos.

A penitenciária é dividida em duas alas: leste - para criminosos de alta periculosidade - e a oeste, para quem viola a liberdade condicional ou que vai cumprir pena pela primeira vez.

Os dados do Departamento de Correções da Pensilvânia (DCP) indicam que os dois setores formam um condomínio de 15 unidades, sendo que cada uma pode abrigar no máximo 282 detentos em leitos. Atualmente, trabalham no presídio cerca de 1200 funcionários.

Em um vídeo divulgado pelo canal jornalístico Penn Live, é possível notar que dentro das celas foram colocadas camas no estilo beliche com duas acomodações para os presos. Em cada espaço também tem uma pia, um vaso sanitário - ambos de aço -, um armário pequeno e uma mesa e cadeira acopladas.

O lugar foi inaugurado em 2018 e tem capacidade para 3.830 detentos.
O lugar foi inaugurado em 2018 e tem capacidade para 3.830 detentos. Imagem: Reprodução/ PennLive.com

A área principal de banho de sol tem uma quadra de basquete e do outro lado existe um gramado extenso, mas cercado de grades altas de quatro metros de altura e arames farpados. Na frente há também outra estrutura de grade com armadilhas cortantes na parte superior e inferior para evitar uma possível fuga por debaixo da terra.

O dado total de câmeras de segurança não foi divulgado, mas existe um monitoramento em tempo real numa central de pelo menos 82 equipamentos. Eles estão espalhados em pontos estratégicos.

Continua após a publicidade

Ainda existem na penitenciária: uma capela, 30 salas de aula e uma academia.

Quem mais esteve no mesmo presídio?

O ex-ator e comediante estadunidense premiado William Henry Cosby Jr, mais conhecido como Bill Cosby, é um dos famosos que ficaram presos na mesma penitenciária que Cavalcante. O artista foi acusado por várias mulheres por cometer estupro e agressão, além de distribuir a droga boa noite Cinderela, abusos e assédios sexuais entre os anos de 1965 a 2018.

Famoso por estrelar a série americana The Cosby Show (1969), além de Kids Say The Darndest Things (1998) e o filme de comédia Grande Albert (2004), acabou condenado em 2018 a 10 anos de prisão. Em julho de 2021, a Suprema Corte anulou a sentença e ele foi solto.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.