Com atraso, 1º voo da FAB decola de Israel e deve chegar às 4h no Brasil

O primeiro avião da Força Aérea que buscou brasileiros em Israel no quarto dia de guerra no país decolou com cerca de duas horas de atraso de Tel Aviv, segundo apurou UOL, e tem a previsão de pouso para às 4h (horário de Brasília) na Base Aérea da capital federal.

O que aconteceu

Neste primeiro voo embarcaram 211 passageiros. No total, segundo a Embaixada do Brasilem Tel Aviv, cerca de 1.700 brasileiros pediram ao governo federal para voltar ao país nos voos da FAB — a maioria estaria em Israel para turismo.

A decolagem deveria ter ocorrido por volta das 18h do horário local (12h, no horário de Brasília) desta terça , mas decolou às 20h12 (14h12, no Brasil). Segundo o UOL apurou, o atraso foi causado por questões burocráticas do embarque.

O avião que traz os brasileiros é um KC-30 (Airbus A330) — que tem capacidade para 238 pessoas. Os brasileiros foram transportados hoje para o aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, em cinco ônibus.

Estão previstos mais cinco voos da FAB com brasileiros vindos de Israel até domingo. De acordo com o Itamaraty, será dada prioridade de atendimento a quem mora no Brasil e não tem passagem aérea comprada — a quem já têm os bilhetes ou condições de comprá-los a recomendação é que embarquem em voos comerciais.

O Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou que facilitará o ingresso de cães e gatos que acompanhem os cidadãos brasileiros repatriados e cidadãos estrangeiros refugiados de Israel. Não haverá exigência de documentação sanitária,

Nenhum cachorro ou gato será impedido de entrar no Brasil por falta de documentação. Entendemos a situação, e os médicos veterinários atuantes no Vigiagro acompanharão os casos para liberação de entrada no país"
José Luis Vargas, diretor do departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária

Nas redes sociais, ministros do governo publicaram imagens do primeiro voo.

Continua após a publicidade

Quatro dias de conflito

Hoje, o governo de Israel intensificou ataques à Faixa de Gaza. Mais de 200 alvos foram atacados, segundo as autoridades. O Hamas seguiu ameaçando a vida de civis sequestrados para frear a ofensiva israelense.

Brasileiros morreram após as investidas do Hamas. O gaúcho Ranani Glazer foi morto durante um ataque em uma rave. A morte de Bruna Valeanu, outra brasileira desaparecida, também foi anunciada hoje. Outras duas brasileiras estão desaparecidas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes