Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Crise com Milei: Espanha retira 'definitivamente' embaixadora na Argentina

O governo da Espanha anunciou hoje que está retirando de forma "definitiva" sua embaixadora em Buenos Aires. Trata-se do último passo antes de uma ruptura diplomática completa entre os dois países, o que revela a gravidade da crise.

A decisão foi tomada como reação ao discurso de Javier Milei, presidente da Argentina, que no fim de semana atacou o governo de Pedro Sánchez e acusou de "corrupta" a mulher do primeiro-ministro espanhol.

A fala foi feita durante um comício organizado pela extrema direita espanhola, em Madri. Milei viajou até a Espanha, mas se recusou a se reunir com o governo local e optou apenas por dar seu apoio para a oposição, herdeira do movimento franquista.

Ainda no domingo (19), o governo espanhol exigiu que Milei fizesse um pedido oficial de desculpas e convocou de volta sua embaixadora para consultas.

O argentino se recusou a atender ao pedido e disse que era o governo espanhol quem lhe devia desculpas.

Nesta terça-feira, diante do contexto, o chanceler espanhol, José Manuel Albares, anunciou que a embaixadora "fica definitivamente em Madri".

Milei respondeu à decisão, ampliando os ataques contra os espanhóis. "É um absurdo típico de um socialista arrogante", disse o argentino.

"Ele é tão fatalmente arrogante que se sentiu aludido por um problema pessoal, em uma frase que não tinha nomes. Portanto, o problema é do Sr. Pedro Sánchez, e a partir daí faz uma escalada diplomática absolutamente sem sentido."

"Ele acha que é o Estado? Isso é muito totalitário, muito socialista", acrescentou Milei.

Continua após a publicidade

Trata-se da primeira crise com os europeus criada por Milei. No Itamaraty, o temor é de que a situação impeça qualquer tipo de avanço na negociação para a criação de um acordo comercial entre o Mercosul e a UE (União Europeia). Nos últimos dias, a UE declarou apoio aos espanhóis diante dos ataques argentinos.

Milei esperava voltar para Madri no dia 21 de junho. Mas agora o governo espanhol avalia impedir que a viagem ocorra, ou que ele não seja recebido por autoridades.

Pela prática diplomática, a volta da embaixadora para o posto apenas ocorrerá quando a crise for solucionada. Mas a situação ganhou uma dimensão maior ontem, quando Milei rejeitou fazer qualquer gesto que possa significar um pedido de desculpas.

"Como posso me desculpar se fui eu quem foi atacado?", declarou Milei.

O argentino argumentou que sua fala em Madri ocorreu depois de ter sido atacado pelo governo socialista. Milei também disse que Sánchez tem traços autoritários por transformar um problema pessoal em uma crise diplomática.

A acusação de corrupção passou a ser um mote da extrema direita espanhola que, com a ajuda de meios de comunicação aliados, criou uma situação na qual Sánchez chegou a pensar em renunciar. Mas sua opção foi por se manter no poder. A extrema direita espanhola, porém, não recuou, ampliando a crise também doméstica.

Continua após a publicidade

Milei é alvo de críticas de ministras

Milei ainda declarou, na noite de ontem, que Sánchez seria um "covarde" e que estaria se escondendo ao usar mulheres para atacar o argentino.

"Ele (Pedro Sánchez) é tão covarde que precisou me enviar mulher para bater em mim. É algo de uma covardia feroz", disse Milei, numa referência a protestos por parte de ministras do governo espanhol.

A ministra da Educação e porta-voz do governo espanhol, Pilar Alegría, rebateu e disse "que a política não é uma questão de saias ou calças, mas de respeito". "O fato de as mulheres terem voz ou autonomia não é covardia, é igualdade", afirmou.

"Não é coincidência que um governo como o atual, um governo feminista em um país feminista como a Espanha, receba desqualificações e ataques da comunidade internacional de ultradireita", disse a ministra Alegría.

"Além disso, depois dessas declarações, o feminismo na política, na sociedade e nas relações internacionais é mais necessário e relevante do que nunca", concluiu.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes