Conselho de Segurança não muda com China líder, diz Nasser: 'ONU é teatro'

O fato de a China substituir o Brasil na presidência do Conselho de Segurança da ONU não vai mudar nada, avaliou o professor de Relações Internacionais Reginaldo Nasser em entrevista ao UOL News desta terça-feira (31).

A ONU é um teatro, não vai acontecer absolutamente nada [com a mudança]. A ONU só acontece quando há consenso entre os grandes, e isso foi raras vezes, como na Guerra do Golfo em 1991, ou quando há envio de força de paz, como por exemplo ao Haiti.

O professor ainda fez uma análise sobre o Catar e afirmou que o país é o principal intermediador pelo recuo na guerra entre Israel e Hamas.

O eixo está deslocado para a região. Para resolver esse problema vai precisar da participação dos governos árabes e, principalmente, do Catar, que hoje é o país mais importante nessa crise, já que abriga os líderes do Hamas, tem base militar americana, tem diálogo com Israel e EUA. Então ele que vai ser o eixo disso.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.