Esse conteúdo é antigo

Fora de nova lista, brasileiros devem deixar Gaza até quarta, diz ministro

A guerra entre Israel e o Hamas chega hoje ao 29º dia com o anúncio da nova lista de estrangeiros autorizados a saírem da Faixa de Gaza pela passagem de Rafah para o Egito. Pelo quarto dia seguido, os brasileiros ficaram de fora da lista. A expectativa é que o grupo do Brasil consiga cruzar a fronteira até a próxima quarta-feira.

O que aconteceu

A nova lista de estrangeiros liberados para saírem da Faixa de Gaza pela passagem de Rafah para o Egito traz 599 nomes de pessoas dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.

Pela terceira vez os cidadãos dos Estados Unidos são a maioria: 386 (na primeira foram 400 e na segunda, 367). O governo do Egito autorizou a saída de 112 britânicos, 51 franceses e 50 alemães.

Brasileiros devem sair até quarta-feira

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (3) que os 34 cidadãos -- 24 brasileiros e dez palestinos que querem imigrar — que aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza devem cruzar a fronteira rumo ao Egito até a próxima quarta-feira. Segundo Vieira, as negociações avançaram após conversas telefônicas com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.

"Tive uma conversa telefônica, a quarta, com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e ele me garantiu que até quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah", disse o chanceler a jornalistas, destacando que a liberação ainda pode ocorrer antes desse prazo, embora a garantia tenha sido dada para a próxima quarta.

O acesso ao Egito, de acordo com Vieira, deverá ser providenciado pelas embaixadas do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, e também no Egito, de onde os brasileiros têm previsão de embarque em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que já está no país.

'Hamas atrasa saída de estrangeiros'

Em relação à repatriação de brasileiros em Gaza, a Embaixada de Israel no Brasil afirma que o país "está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível."

Continua após a publicidade

O Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e os utiliza de maneira desumana para se apresentarem como vítimas.
Embaixada de Israel no Brasil

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.