Lula quer receber brasileiros que estavam na Faixa Gaza, diz ministro

Lula (PT) tem intenção de recepcionar os 32 brasileiros que chegam da Faixa de Gaza amanhã a noite. A informação foi revelada pelo ministros da Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira. Mas ele ressaltou que precisa haver verificação de espaço na agenda para confirmar a ida do presidente.

O que aconteceu

Os brasileiros ficarão em um hotel até a decolagem do voo em direção ao Brasil, que vai sair do Egito amanhã, às 11h50 (horário de Brasília) em uma aeronave da presidência da República. Será o décimo voo de repatriação.

A volta dos brasileiros envolveu conversas com o Qatar, que tem voz ativa na questão de acordo com o ministro Mauro Vieira.

A previsão de chegada da aeronave na Base Aérea de Brasília está para as 23h30 (horário local) da segunda. Três paradas técnicas estão previstas antes: em Roma, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife.

Duas brasileiras optaram por não voltar. Trata-se de uma adulta e de uma criança. O chanceler brasileiro afirmou que foi uma decisão particular delas. Vieira declarou que houve apoio psicológico de militares e foi respeitada a vontade delas. Elas desistiram de partir antes de cruzar a fronteira com o Egito.

O ministro evitou reclamar da atuação do governo de Israel, que recebeu críticas porque estaria dificultando a retirada de brasileiros. Ele refutou esta versão e afirmou que houve parceria.

Avião da FAB no Egito que trará grupo de brasileiros retidos em Gaza de volta
Avião da FAB no Egito que trará grupo de brasileiros retidos em Gaza de volta Imagem: 12.nov.2023-Governo do Brasil/FAB

Apoio aos recém-chegados

Continua após a publicidade

Haverá um esquema de recepção e busca de contato com famílias das pessoas que chegarão nesta segunda. Nos casos de não haver parentes, serão buscadas lideranças da comunidade palestina no país.

Quem não encontrar apoio terá abrigos a disposição. O governo brasileiro também vai providenciar os documentos e garantir acesso ao SUS e demais benefícios sociais.

Lula busca pausa humanitária

O ministro afirmou que a situação dos brasileiros está resolvida, mas que é precisa encontrar uma forma de haver uma pausa humanitária para levar alívio a população civil da Palestina. Lula vai tentar uma reunião no Conselho de Segurança da ONU para encontrar uma saída para o caso.

A situação do conflito é gravíssima e o presidente Lula continua muito envolvido na solução da questão. Ele tem falado frequentemente com muitos chefes de estados e o secretário-geral da ONU,

Continua após a publicidade

Ministro Mauro Vieira

O ministro negou a versão de bolsonaristas, que têm declarado nas redes sociais que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve atuação na volta dos brasileiros.

Eu fui interlocutor de todos os contatos com todos os governos envolvidos,

Ministro Mauro Vieira

Ainda assim, o ministro se recusou a comentar o encontro que o embaixador de Israel teve com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.