Conteúdo publicado há 3 meses

Lula lamenta morte de portugueses em Gaza e cobra urgência em repatriações

O presidente Lula lamentou a morte de três civis portugueses em Gaza e cobrou rapidez nas repatriações de cidadãos estrangeiros.

O que aconteceu:

Lula enviou uma mensagem de pesar ao governo e ao povo de Portugal "pela trágica notícia da morte de três civis daquele país em bombardeio no sul da Faixa de Gaza".

Três portugueses morreram nesta quarta-feira (15) em um bombardeio no sul de Gaza, segundo informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

O presidente brasileiro também reforçou a urgência na repatriação de estrangeiros, e usou como exemplo o caso dos 32 brasileiros e parentes trazidos ao Brasil no início da semana.

Os civis de muitos países correm risco de vida e precisam ter atendido, no mais breve prazo possível, seu direito de repatriação, a exemplo do que ocorreu com os 32 brasileiros e familiares que já se encontram no Brasil.
Presidente Lula

Lula disse que Brasil não vai deixar 'ninguém para trás'. O presidente garantiu que o governo vai fazer todo esforço ao alcance da diplomacia para trazer os brasileiros e seus familiares que continuam na Faixa de Gaza.

Continua após a publicidade

Enquanto tiver lista e a possibilidade da gente tirar uma pessoa, mesmo que seja uma só pessoa na Faixa de Gaza, a gente vai estar à disposição para mandar buscar as pessoas. Nós não vamos deixar nenhum brasileiro ficar lá [...] Hoje é um dia de alegria para o Brasil. Recebemos os 32 repatriados da Faixa de Gaza, entre crianças e adultos brasileiros e seus parentes palestinos. Não descansaremos até que todos que quiserem retornar estejam em solo brasileiro e o conflito chegue ao fim
Lula

Brasileiros chegam de Gaza

Um grupo de 32 pessoas desembarcou na base aérea de Brasília em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), na noite do dia 13 de novembro. A aeronave, cedida pela Presidência da República, decolou do Cairo, no Egito, com 22 brasileiros e dez palestinos — parentes dos brasileiros trazidos no voo. Os passageiros são 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

Duas crianças com quadro de desnutrição foram atendidas ainda na pista de pouso, em uma ambulância, e foram encaminhadas a um hospital local na sequência.

Parte dos brasileiros que têm família no país seguirão para os seus destinos. O outro grupo será levado, em avião da FAB, para Guarulhos (SP) e encaminhado para um abrigo no interior de São Paulo.

Das 32 pessoas, 24 vão para São Paulo, 12 ficarão no abrigo no interior do estado paulista, uma vai para Novo Hamburgo (RS), duas para Florianópolis (SC), uma para Cuiabá (MT) e quatro ficam em Brasília.

Continua após a publicidade
Presidente Lula recebe brasileiros vindos da Faixa de Gaza
Presidente Lula recebe brasileiros vindos da Faixa de Gaza Imagem: Ricardo Stuckert

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes