Em meio à trégua, Netanyahu entra em Gaza pela 1ª vez: 'Nada vai nos parar'

Em meio ao cessar-fogo na guerra com o Hamas, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, entrou na Faixa de Gaza para falar com suas tropas.

O que aconteceu

Essa foi a primeira vez que Netanyahu pisou em Gaza desde o início da guerra, em 7 de outubro. Ele visitou um dos túneis do Hamas acompanhado de parte da cúpula militar israelense. Estavam com ele o conselheiro de Segurança Nacional, Tzachi Hanegbi, seu secretário militar, major-general Avi Gil, e o vice-chefe de gabinete das FDI (Forças de Defesa de Israel), major-general Amir Baram.

Netanyahu reforçou seu desejo de manter o conflito apesar da tregua de quatro dias, que termina amanhã. "Continuaremos até o fim, até a vitória", disse.

Nada vai nos parar, e estamos convencidos de que temos o poder, a força, a vontade e a determinação para alcançar todos os objetivos da guerra, e iremos fazê-lo.
Benjamin Netanyahu

Ele não mostrou, no entanto, a mesma certeza quanto ao resgate dos reféns. "Estamos fazendo todo o esforço para devolver os nossos reféns e, por fim, vamos devolvê-los todos", disse Netanyahu em vídeo divulgado por seu gabinete e reproduzido pelo site de notícias The Times of Israel.

Segundo o primeiro ministro, há "três objetivos para esta guerra":

Eliminar o Hamas, devolver todos os nossos reféns e garantir que Gaza não se torne novamente uma ameaça ao Estado de Israel.
Benjamin Netanyahu

3º dia de trégua

O Hamas libertou hoje mais 17 reféns no terceiro dia de trégua na guerra com Israel. Foram entregues 13 israelenses, três tailandeses e um russo ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Continua após a publicidade

A trégua de quatro dias prevê a troca de três prisioneiros palestinos para cada refém israelense liberto. Cerca de 50 crianças e mulheres mantidas reféns em Gaza deverão ganhar a liberdade nos quatro dias de cessar-fogo.

O grupo extremista liberou 17 reféns ontem, segundo dia da trégua. Em troca, recebeu 39 palestinos que estavam detidos em Israel desde antes do conflito atual.

Trinta e três crianças e seis mulheres foram soltas por Israel, informou a autoridade penitenciária de Israel momentos após a liberação dos reféns.

No dia anterior —primeiro da trégua—, 13 reféns israelenses foram liberados: nove mulheres e quatro menores de idade. Além deles, também foram liberados 10 tailandeses e um filipino.

Deixe seu comentário

Só para assinantes