Resgate só no Natal: máquina quebra e 41 indianos seguirão presos em túnel
No 14° dia de resgate dos 41 trabalhadores que ficaram presos após o desabamento de um túnel na Índia, o especialista internacional em túneis, Arnold Dix, afirmou que o resgate deve acontecer pouco antes do Natal.
O que aconteceu
Quarenta e um trabalhadores trabalhavam em um túnel rodoviário, quando um desabamento os deixou confinados, no dia 12 de novembro.
As autoridades consideram que a operação de resgate deve levar tempo. Neste sábado (25), as lâminas da máquina perfuradora que deveriam atravessar os escombros do túnel desmoronado, ficaram presas nos escombros. Isso levou as autoridades a considerarem outra abordagem, o que vai atrasar o resgate em vários dias, e até semanas.
O especialista em túneis, Arnold Dix, que acompanha o resgate, prometeu que os trabalhadores devem estar em casa até o Natal, daqui a um mês.
A perfuração dos escombros do túnel ficou paralisada durante quase todo o dia na sexta-feira. Mas a extensão do problema foi conhecida no sábado, quando o especialista disse aos repórteres que a máquina estava quebrada.
Escavadeiras já retiraram toneladas de terra, concreto e escombros do túnel que desabou parcialmente. A equipe de resgate chegou a uma distância de 12 metros dos trabalhadores na quarta-feira (22). Nesta quinta-feira (23) pela manhã, havia a previsão de retirada dos mineiros, sugerida por Harpal Singh, da equipe de resgate. No entanto, ele disse que isso poderia mudar "devido a problemas técnicos, o terreno 'desafiador' da região do Himalaia e outros imprevistos".
Na última terça-feira (21), uma câmera endoscópica foi usada para chegar até os trabalhadores e constatar que todos estão bem, ainda que nas imagens alguns parecessem nervosos e ansiosos.
(*) Com informações do The Telegraph, da Índia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.