Esse conteúdo é antigo

Hamas deve libertar 11 reféns a Israel hoje; cessar-fogo pode ser estendido

Israel confirmou ter recebido a lista com os 11 reféns que serão libertados nesta segunda-feira (27), quando a guerra entra no 52º dia. O acordo para troca de presos palestinos por reféns termina hoje. No entanto, o grupo extremista anunciou estar disposto a estender o período de trégua.

O que aconteceu

Expira hoje a trégua de quatro dias que prevê a troca de três prisioneiros palestinos para cada refém israelense liberto. Cerca de 50 crianças e mulheres mantidas reféns em Gaza deverão ganhar a liberdade nos quatro dias de cessar-fogo.

O Hamas libertou ontem 17 reféns no terceiro dia de trégua na guerra com Israel. Foram entregues 13 israelenses, três tailandeses e um russo ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

O grupo extremista também liberou 17 reféns no segundo dia da trégua. No primeiro dia de trégua13 reféns israelenses foram liberados.

Na véspera de terminar o cessar-fogo o Hamas manifestou desejo de prolongar a trégua com Israel por dois a quatro dias a mais no prazo. A informação é da agência internacional Reuters.

Mais palestinos livres. A condição do grupo extremista é a liberação de mais palestinos detidos pelos israelenses.

Dois a quatro dias. Uma fonte ligada ao Hamas disse à agência de notícias AFP que a prorrogação da trégua seria de dois a quatro dias.

Mais 40 libertações de israelenses. Segundo o veículo francês, a fonte relatou que acredita na possibilidade de libertar mais 20 a 40 prisioneiros de Israel. Outros 50 deverão ser libertados em contrapartida da soltura de 150 prisioneiros palestinos por Israel.

Conversas para um novo acordo. Negociações mediadas por Egito e Qatar estão em curso para possivelmente prolongar a trégua. A informação é do Wall Street Journal.

Continua após a publicidade

Homens podem ser libertados. Segundo autoridades egípcias citadas pelo jornal, homens idosos poderiam ser libertados juntamente com mulheres e crianças, seguidos dos restos mortais dos falecidos.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse esperar que a pausa temporária entre Israel e o Hamas possa continuar enquanto os reféns forem libertados.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.