Terremoto de magnitude 7,5 atinge as Filipinas; país alerta para tsunami
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu hoje a ilha de Mindanau, nas Filipinas, disse o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo.
O que aconteceu
Tremor foi registrado a uma profundidade de 63 quilômetros. Segundo a agência filipina de sismologia, há risco de tsunami na região.
Segundo as autoridades filipinas, esse alerta vale por horas. Ele começou à meia-noite, no horário local (13h no horário de Brasília).
A imprensa japonesa diz que há riscos de ondas também atingirem o Japão. Autoridades do país ordenaram a evacuação de moradores de regiões da costa sul, na cidade de Futtsu e nas ilhas de Ishigaki e Miyako.
Os Estados Unidos classificaram o tremor com uma magnitude ligeiramente maior, de 7,6, mas com profundidade de 32 quilômetros. O serviço de alerta dos EUA disse que ondas de três metros podem atingir alguns pontos do litoral das Filipinas, mas descartou o risco de tsunami.
Terremotos são comuns nas Filipinas, que fica no chamado "Círculo de Fogo do Pacífico". O termo se refere a um conjunto de regiões onde placas tectônicas se encontram, formando de áreas de instabilidade com vulcões e altos índices de atividades sísmicas.
O governo brasileiro expressou solidariedade ao governo e o povo das Filipinas pelos danos causados pelo terremoto que atingiu o litoral da ilha de Mindanau.
Em nota, o Itamaraty, por meio de sua rede de Embaixadas e consulados no Sudeste Asiático, afirmou que segue monitorando possíveis desdobramentos do sismo, inclusive tremores secundários e sobretudo a possibilidade de eventual tsunami, que poderia vir a atingir as Filipinas e outros países da região.
* Com informações da Reuters
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.