Conteúdo publicado há 3 meses

Mortes por deslizamentos de terra na Colômbia chegam a 37

Ao menos 37 pessoas morreram em deslizamentos de terra que ocorreram na noite de sexta-feira (12) em Chocó, região da Colômbia.

O que aconteceu

Vice-presidente da Colômbia disse que grande parte das vítimas eram crianças. "Lamento profundamente a morte de 33 pessoas nesta tragédia, a maioria meninas e meninos, segundo informes preliminares do território. Toda a nossa solidariedade ao departamento de Chocó e às famílias das vítimas", escreveu Francia Márquez na rede social X antes da última atualização para 37 mortes.

Parte das mortes ocorreram em estrada. Na noite de sexta-feira, as autoridades haviam registrado 18 mortes e 30 pessoas presas sob os escombros que bloquearam a estrada que vai de Medellín, segunda maior cidade colombiana, a Quibdó, município do distrito de Chocó, no noroeste do país.

Casa em que pessoas se abrigavam também foi arrastada pela lama. Um representante do governo local contou à AFP como "muitas pessoas" conseguiram sair de seus veículos e "se abrigaram em uma casa" perto do município de Carmen de Atrato, "mas infelizmente um deslizamento veio e os soterrou".

Aproximadamente 50 soldados das Forças Armadas apoiam os esforços de busca. Imagens compartilhadas pela instituição mostram militares enlameados percorrendo um terreno pantanoso.

Choveu por mais de 24 horas sem parar na região. Outros deslizamentos dificultam a chegada dos socorristas à região. "Até mesmo um apelo está sendo feito para chegarem de helicóptero, pois há vários desmoronamentos e o acesso é difícil", disse um representante do governo de Chocó à AFP.

Itamaraty emitiu nota de solidariedade. "O governo brasileiro expressa sua solidariedade aos familiares das vítimas e manifesta suas sinceras condolências ao governo e ao povo da Colômbia", diz a nota do Ministério das Relações Exteriores.

*Com informações da AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes