Conteúdo publicado há 2 meses

Jovem descobre fóssil de titanossauro enquanto passeava com cão na França

Um jovem que levou seu cachorro para passear na França fez uma descoberta surpreendente: ele encontrou um fóssil de uma espécie de dinossauro que viveu há 70 milhões de anos.

O que se sabe

O esqueleto quase completo de um titanossauro foi encontrado "sem querer" em um bosque por Damien Boschetto. A descoberta ocorreu em 2022, mas só agora o jovem veio a público para revelá-la, segundo apurou a ABC News.

Boschetto, hoje com 25 anos, disse que o achado inesperado aconteceu em um bosque de Montouliers, perto de sua casa em Cruzy, um vilarejo no sul da França.

"Aconteceu numa manhã como qualquer outra, durante uma caminhada normal", disse o jovem ao jornal FranceBleu. "Enquanto passeava com o cachorro, notei um deslizamento de terra na beira de um penhasco, que expôs os ossos de vários esqueletos. Após alguns dias de escavações, percebemos pertencerem ao mesmo animal".

Boschetto descobriu os fósseis ósseos expostos na área onde o deslizamento de terra havia ocorrido, o que levou à escavação de um titanossauro fossilizado 70% completo e com nove metros de comprimento.

O rapaz, juntamente com membros da Associação Cultural Arqueológica e Paleontológica do Museu Cruzy, mantiveram a descoberta em segredo até recentemente, para proteger o sítio paleontológico, enquanto escavavam o esqueleto. Boschetto diz que deixou o seu emprego no setor energético e agora espera fazer um mestrado em paleontologia para continuar o seu trabalho em Cruzy.

Os dinossauros de pescoço longo, como o titanossauro, são os maiores animais terrestres conhecidos. Alguns cresceram até o tamanho das baleias modernas. Seus fósseis, que incluem 40 espécies diferentes, foram encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida, segundo apurou a ABC News.

Deixe seu comentário