Pensou que fosse pedra: agricultor acha ninho de metralhadora da 2ª Guerra

Um agricultor da Eslováquia encontrou em suas terras um ninho de metralhadora, artefato usado durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, a peça incomum foi levada a um museu.

O que aconteceu

Um agricultor da aldeia de Kostolná-Záriecie, na Eslováquia, estava arando um campo quando bateu no que achou ser uma pedra. Ao cavar a área para tirar o objeto de lá, ele se deparou com o artefato incomum.

O objeto era usado na Segunda Guerra Mundial. Autoridades identificaram a descoberta como a metade inferior de um ninho de metralhadora, usado pelos militares alemães nazistas durante o conflito.

Esses ninhos de metralhadoras também são conhecidos como kugelstand e kugelbunker. Essas estruturas eram feitas em concreto armado e tinham formato esférico com um furo no topo. Elas eram usadas como uma posição protegida, em que uma ou várias metralhadoras eram instaladas.

Ninho de metralhadora encontrado na Eslováquia
Ninho de metralhadora encontrado na Eslováquia Imagem: Reprodução

A história foi confirmada pela Secretaria de Monumentos da República da Eslováquia, em um comunicado de imprensa de 11 de dezembro.

Ainda de acordo com a nota oficial, talvez até 1.000 artefatos como este tenham sido implantados na Eslováquia —sendo a maioria na Bratislava, capital do país. Depois da guerra, parte dos ninhos de metralhadora foi destruída; outros foram usados para fins secundários, como vasos de flores ou reservatórios; e o restante permaneceu nos locais de assentamento original.

Ninhos de metralhadoras passaram a ter outras utilidades
Ninhos de metralhadoras passaram a ter outras utilidades Imagem: Reprodução

Fotos compartilhadas no Facebook pela aldeia de Chocholná-Velcice mostram o processo de escavação. Nas imagens, o objeto —que já estava significativamente danificado no momento da descoberta— aparecia parcialmente enterrado.

Continua após a publicidade

A descoberta foi transferida para o Museu Trencín, também na Eslováquia. A Secretaria de Monumentos da República da Eslováquia afirmou que objetos da Segunda Guerra Mundial são protegidos pela Lei dos Monumentos, como parte do patrimônio arqueológico do país.

Deixe seu comentário

Só para assinantes