A rua é deles! Briga de macacos de 'gangues rivais' vira caos na Tailândia
Registros de duas "gangues rivais" de macacos em confronto nas ruas da cidade de Lop Buri, na Tailândia, alcançaram milhares de visualizações nas redes sociais durante o fim de semana. As imagens mostram os animais em meio a veículos parados no trânsito diante da confusão.
O que aconteceu
Um vídeo divulgado na última sexta-feira (29) mostra um confronto entre "bandos rivais" de macacos que ocupavam as ruas e paravam o trânsito em Lop Buri, município tailandês ao norte de Bangkok. Veja abaixo:
Biggest news to come out of Thailand since #????????11: The city of Lopburi is experiencing unprecedented violence between two monkey gangs, authorities have been mobilised to quell chaos and are currently attempting to relocate the primates. pic.twitter.com/NUXKlvcPdT
-- yammi (@sighyam) March 29, 2024
Pelas imagens é possível perceber que os macacos não avançam nos veículos e ignoram as pessoas nas ruas. Apesar disso, casos de ataques de primatas a seres humanos na Tailândia não são raros e fizeram com que o Ministério dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente do país buscasse maneiras de reduzir a presença dos animais em centros urbanos.
O registro foi divulgado após a Polícia da Tailândia anunciar uma nova estratégia para tentar conter e capturar a invasão dos macacos em Lop Buri. Conforme divulgado por agências internacionais de notícias, os agentes passaram a usar estilingues para aplicar tranquilizantes nos animais e conseguir retirá-los do convívio urbano.
Há anos, macacos selvagens estariam causando pânico aos moradores e turistas na cidade, que ficou conhecida por sua população descontrolada de primatas. Entre os "delitos" cometidos pelos animais estão furtos dentro de carros e estabelecimentos. Eles também foram vistos durante a pandemia de covid-19 em uma grande "briga de gangues" pela disputa de alimentos.
Com a nova estratégia policial adotada no fim de março, mais de 10 funcionários do Escritório de Conservação da Vida Selvagem da Tailândia foram alocados para o serviço de estilingue e aplicação de armadilhas. Houve a captura de cerca de 20 primatas na última semana, de acordo com o jornal Bangkok Post.
Um estudo recente realizado pelo governo local e divulgado pelo jornal tailandês mostrou que há cerca de 5.079 macacos selvagens em Lop Buri. Todos eles são protegidos pela Lei de Conservação e Proteção da Vida Selvagem do país.
* Com informações de reportagem publicada em 28/03.
Deixe seu comentário