Quando o deserto encontra os Alpes: fenômeno deixa neve laranja na Europa

A neve ficou alaranjada na Europa no último fim de semana. O fenômeno foi registrado na Suíça e no sudeste da França. Segundo especialistas, a causa foi uma poeira que se deslocou do deserto do Saara. Imagens que circulam na internet mostram como a poeira tingiu o topo das montanhas.

O que aconteceu

Uma névoa se deslocou do Saara, a maior fonte de poeira mineral do mundo, até a região da Suíça e da França. As partículas maiores se precipitam rapidamente no solo, mas as menores podem ser transportadas ao longo de milhares de quilômetros, chegando à Europa e até mesmo a outros continentes. Estima-se que o deserto gere cerca de 60 a 200 milhões de toneladas de poeira por ano.

O fenômeno é comum, mas desta vez ele se apresentou com maior intensidade. A nuvem de poeira alcançou cerca de 180 mil toneladas, detalhou à rádio pública o meteorologista Roman Brogli. Esta é uma quantidade excepcionalmente elevada, que, segundo Brogli, equivale ao dobro da registrada em fenômenos similares na Suíça.

Neve ficou laranja em alguns pontos da Europa após chegada de 'névoa do Saara'
Neve ficou laranja em alguns pontos da Europa após chegada de 'névoa do Saara' Imagem: @DAVIDHUTINPHOTO / AFP

A qualidade do ar foi afetada e gerou uma piora da visibilidade. Na Suíça, devido à concentração de poeira a menos de 3.000 metros, a qualidade do ar se deteriorou desde as margens do lago Léman até o restante do país. Já no sudeste da França, "o limite de alerta" foi superado no sábado (30) em toda a região de Provence-Alpes-Côte d'Azur e em Hérault no Departamento de Gard.

O fenômeno não é novo. Segundo a BBC, ele pode ocorrer a cada cinco anos. Um dos últimos registros foi em 2018, afetando várias cidades do leste europeu.

*Com informações da AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes